» » Erosão Glacial

Erosão Glacial

A erosão glacial é aquela erosão causada pelo gelo, seja lá em qual forme ele estiver, tanto como geleiras, ou como neve.

O gelo por si só não causa a erosão do solo. A erosão glacial só acontece devido à ação da variação de temperatura, que ocorre espontaneamente na natureza. A variação de temperatura transforma o gelo em água, e em gelo novamente, levando aos processos que causam a erosão.

Como ocorre a erosão glacial

Como dito acima, a erosão glacial não ocorre simplesmente pela presença de gelo, mas sim pela ação da temperatura, que acaba por modificar o estado físico da água.

Ou seja, o gelo derrete, escorre, e congela de novo. Essa mudança de estado da água causa erosão do solo devido à mudança de lugar da água, que acaba por transportar partículas mais superficiais do solo, e pelo próprio impacto que a água causa ao se expandir, quando congela, e se condensar, quando se torna líquida novamente.

Tipos de erosão glacial

A erosão glacial ocorre basicamente por três processos diferentes, a saber:

  • O gelo e a neve acumulado no topo das montanhas e nas geleiras derrete nos meses mais quentes, e é transformado em água Essa água escorre montanha abaixo, erodindo o solo da mesma forma como ocorre com as chuvas;
  • A água das chuvas penetra em rochas e espaços apertados e, nos meses mais frios, é congelada nesses espaços. Como o gelo ocupa mais espaço do que a água, ele acaba se expandindo e empurrando as pedras ao seu redor, causando outro tipo de erosão;
  • E por fim, blocos de gelo inteiros podem se desprender de geleiras e montanhas e deslizar pela sua superfície, arrastando consigo fragmentos de solo e rochas e provocando outro tipo de erosão.

É a erosão glacial que forma estruturas com os fiordes e a morainas, ou morenas, que são características das paisagens geladas espalhadas pelo globo terrestre.

Atualizado em: 24/07/2018 na categoria: Geografia Geral