» » O que é Erosão?

O que é Erosão?

A erosão é a ação de processos naturais ou do homem nas superfícies da terra, que removem a porção superficial do solo, e então depositam os sedimentos em outros locais, mudando a conformação da superfície da terra e moldando rochas e dunas.

Significado de erosão

A palavra erosão significa o “processo ou resultado de desgastar-se lentamente; corrosão”, ou “desgaste da superfície terrestre pela ação mecânica e química da água corrente, das intempéries ou de outros agentes geológicos.”.

Causas da erosão

As causas da erosão são os chamados agentes erosivos, que podem ser água, vento, gelo, neve, plantas, animais, ou o próprio ser humano.

Ela pode ser uma erosão mecânica, também chamada de física, na qual as partículas superficiais do solo são removidas pelo atrito de outras partículas carregadas pelo vento ou pela água, por exemplo.

Pode ser ainda uma erosão química, na qual o solo é dissolvido em uma substância, normalmente a água, e dessa forma carregado para outras regiões.

Tipos de erosão

Os tipos de erosão estão relacionados ao tipo de agente erosivo que desencadeou o processo, a saber:

  • Erosão eólica: erosão causada pelo vento;
  • Erosão pluvial: erosão causada pela água da chuva;
  • Erosão fluvial: erosão causada pela água fluindo no curso de um rio;
  • Erosão glacial: erosão causada pelo derretimento das geleiras ou da neve;
  • Erosão marinha: causada pela água do mar e pelo movimento das ondas;
  • Erosão gravitacional: causada pela própria ação da gravidade, principalmente em montanhas e formação muito altas.

A erosão é um processo natural, mas que foi sendo intensificado ao longo dos anos pela ação humana nos espaços, causando grandes impactos ambientais.

Atualizado em: 23/07/2018 na categoria: Geografia Geral