» » O que é Fábrica Global?

O que é Fábrica Global?

Fábrica Global é uma expressão usada com a intenção de explicar que o consumo e a produção têm o seu processo realizado por países diferentes.

A fábrica global é instalada quando há a articulação de capital, força de trabalho, tecnologia, divisão de trabalho social e demais forças produtivas.

Além disso, para agilizar os mercados, assim como também generalizar o consumismo, é necessário a atuação da publicidade, da indústria cultural, da mídia impressa, como revistas, jornais e livros, assim como também programas de rádio, videoclipes, redes de computadores.

A fábrica global tem como finalidade provocar a reterritorialização e desterritorialização das ideias, gentes e coisas, assim como também promover o redimensionamento de tempos e espaços.

Ademais, a fábrica global não beneficia somente aos consumidores, mas também aos trabalhadores, assim como também as próprias empresas, podem utilizar a matéria-prima de uma nação e fabricar em outra, proporcionando assim economia tanto custeio e consequentemente, o preço de venda torna-se mais acessível.

Portanto, a fábrica global proporcionou uma ligação entre diversos países, aliando a praticidade e a competitividade.

Benefícios da Fábrica Global

Um dos benefícios mais importantes foi a possibilidade de consumir produtos com maior qualidade, com preços mais acessíveis.

Desta forma, grande parte da população passou a ter acesso aos equipamentos eletrônicos de ponta, computadores de última geração, entre outros produtos por preços que antes não podiam arcar.

Inclusive, países que são considerados pobres, como por exemplo o Sudão, também conseguiu ter acesso a estes bens que antes, sequer eram comercializados, já que a saída era quase ínfima.

Atualizado em: 14/06/2018 na categoria: Geografia Geral