» » Fascismo na Itália

Fascismo na Itália

O Fascismo na Itália foi liderado por Benito Mussolini, famoso ditador europeu. Ele surgiu em um contexto onde ditaduras fascistas foram disseminadas pela Europa, e perduraram dos anos 20 até a década de 40.

Ele surgiu em conjunto com a crise econômica deflagrada na Europa após o fim da primeira guerra mundial, e que foi especialmente importante na Itália e na Alemanha, neste país sendo representado pelo nazismo na figura de Adolf Hitler.

O fim do fascismo ocorreu com a vitória dos países Aliados – Estados Unidos, União Soviética e França – na Segunda Guerra Mundial.

O que é o fascismo?

O fascismo é uma forma de governo caracterizada por um sistema político, econômico e social marcado por algumas características próprias, dentre elas:

Totalitarismo

Totalitarismo é uma forma de governo que se opõe a democracia, e que ao invés de dar força às vontades do povo, prioriza o controle governamental sobre as decisões e condução do país.

Nacionalismo

O nacionalismo é uma forma de patriotismo exagerada, que enaltece os princípios, valores e habitantes de um país e abomina tudo o que é estrangeiro e diferente.

Militarismo

O militarismo prioriza o armamento do país e o foco na defesa bélica e armamentista como força de impor dominância e soberania sobre outras nações.

Valorização da força física

o fascismo valoriza o treinamento físico e a preparação física dos cidadãos para a guerra e para as práticas de violência física desde cedo.

Censura

Como é comum a todo governo fascista e autoritário, a censura era praticada como forma de repressão a todo e qualquer pensamento que ia contra o governo vigente. Essa repressão era praticada através do uso da violência física e da tortura, e exercida em todos os meios de comunicação e artísticos.

Propaganda

A propaganda no governo fascista faz pare da censura dos meios de comunicação, que eram usados apenas como forma de enaltecimento do governo atual e para divulgação de idéias que iam ao encontro da filosofia vigente.

Violência

As idéias e formas de governo fascistas eram impostas através da violência física, tortura e mesmo morte. Essa violência era direcionada principalmente às minorias e aos grupos segregados socialmente.

Antissocialismo

Como o próprio nome já diz, o antissocialismo é a oposição clara ao socialismo, com a defesa forte do capitalismo e do liberalismo econômico.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: História Geral