A geopolítica clássica

Geopolítica é um termo que alcançou sucesso e se tornou uma tendência durante a Segunda Guerra Mundial. Significa disciplina ou prática da utilização do poder político em um determinado território. É o estudo das áreas da história, geografia e ciências sociais mescladas com a teoria política em vários níveis, do nível referente desde o Estado até o internacional-mundial.

A geopolítica surge ainda no final do século XIX e início do século XX, e retoma com força a partir da década de 1980. Inicialmente, o estudo fazia referência à sociopolítica, economopolítica, e biopolítica, representando a ciência que se “ocupa do Estado enquanto organismo geográfico ou fenômeno espacial”.

As relações existentes entre os eventos políticos e características do território constituem-se em um antigo tema de reflexão. Assim, “a geopolítica enquanto estudo de influência dos fatores territoriais na ação política, existe desde quando o homem embarcou em  uma vida do tipo política”.

Entretanto, a geopolítica como “nova ciência” veio a sistematizar-se na Alemanha somente nas primeiras décadas do séc. XX, trazendo em grande parte as aspirações da obra de Friedrich Ratzel.

Ratzel foi considerado o fundador da geografia política, concebendo tal disciplina como a “Geografia do Estado”, isto é, a ciência que deveria analisar as relações que conectam território, povo e Estado, sendo este definido como um “organismo ligado ao solo” como uma espécie de organismo biológico cuja superfície, território, varia com o passar dos anos. Em relação a isso seu criador considerou não só os organismos vivos na sua individualidade, mas também que em base ao seu crescimento demográfico necessitam expandir o seu âmbito territorial para tirarem o seu sustento (os seus espaços vitais – o lebensraum).

A geopolítica clássica difere bastante da geopolítica atual. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a alegada ligação com o nazismo, que tinha desencadeado anteriormente uma grande atenção nos confrontos da Geopolitik, foi a grande causa de seu fracasso, fazendo-a cair no ostracismo por um bom período.

Atualizado em: 27/10/2017 na categoria: História Geral