» » Hidrografia do Continente Americano

Hidrografia do Continente Americano

O continente americano é rico em bacias fluviais e conta, também, com extensos depósitos lacustres. Parte disso se deve à disposição de suas cordilheiras, que oferece melhor desenvolvimento das bacias para a vertente do Atlântico.

Mas, por conta do clima e outras particularidades geográfica, por todo o continente essas bacias se destacam por características exclusivas. Os rios que encerram sua trajetória no oceano Glacial Ártico, por exemplo, são limitados em navegação, já que congelam por todo o inverno, praticamente.

Características da Hidrografia do Continente Americano

A região dos grandes lagos norte-americanos abriga uma série de notórios fluviais, como o São Lourenço, que desponta em capacidade hidrelétrica e de transporte, e o Hudson. O rio Mississípi, por as vez, impressiona pelos 3.779 km que possui de extensão, tornando-o, inclusive, um leito navegável por muitos quilômetros.

Mais Sobre esse Assunto:

Há, ainda, na região norte do continente, o rio Bravo, cuja confluência dos rios Conchos e Pecos gera uma fronteira natural entre os Estados Unidos e o México. O país latino, inclusive, possui rios mais curtos, como o Pánuco, o Papaloapan e o Usumacinta.

Já a América do Sul conta com uma variedade intensa por todo o seu território. Os rios Magdalena (Colômbia) e Orinoco (Venezuela) garantem o protagonismo na região norte do subcontinente, enquanto o Amazonas, que é o rio mais volumoso do mundo e tem, também, a maior bacia hidrográfica do planeta, corre mais ao sul.

Outros rios famosos que se abrigam em território brasileiro são o Parnaíba e o São Francisco, que, ao lado do Tocantins, formam os principais rios do planalto no país. O Paraná, Paraguai e Uruguai garantem proventos diversos no estuário do rio da Prata, enquanto a cordilheira da Patagônia permite que se origine o Colorado, o Negro e o Chubut.

A riqueza fluvial do continente americano é imensa. Conheça cada um deles a fundo e desvende os mistérios de toda a América com a hidrografia do continente americano.

Principais Rios do Continente Americano

  • Rio Amazonas

Com a nascente no Peru, passa pelo Brasil, desaguando no oceano Atlântico. É o segundo rio mais extenso do mundo, com mais de 6 mil afluentes.

  • Rio Mississípi

Nasce em Minnesota, passando pelos EUA e outras partes de América e, por fim, lança suas águas no Golfo do México.

  • Rio Missouri

Afluente do rio Mississípi, apresenta um comprimento maior do que o próprio rio de origem. Nasce no Brower’s Spring, passa pelos EUA e outros locais da América até desaguar no rio Mississípi.


Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Geografia Geral