O que é Industrialização?

A industrialização é definida como o processo de mudanças econômicas e sociais que transformam a sociedade, que antes era agrária, ou seja, baseada na agricultura, e a passa a ser uma sociedade industrial, baseada nas indústrias.

A economia e as relações de trabalho passam por uma reorganização, bem como as relações sociais.

Dessa forma, a industrialização possui um processo de retroalimentação, pois ela gera empregos, melhora a renda dos trabalhadores, que possuem maior poder de compra e compram os produtos industrializados, estimulando ainda mais a sua produção e a própria indústria.

Inglaterra pioneira no processo de industrialização

O primeiro processo de industrialização do qual temos notícia na nossa sociedade é a Revolução Industrial, que aconteceu da metade do século XVIII até o início do século XIX.

Dizemos que a Inglaterra iniciou o processo de industrialização, pois foi o primeiro país a passar pelas mudanças acima descritas, e onde a Revolução Industrial teve início.

Logo em seguida, países como a Bélgica, a Alemanha e a França foram alcançados pela Revolução Industrial, que acabou se espalhando por toda a Europa, mas foi chegar a países como o Brasil apenas 100 anos depois.

Países do leste asiático foram os que entraram no processo de industrialização mais tardiamente. Muitos países, como o próprio Brasil, são considerados países ainda em desenvolvimento, ainda em fases do seu processo de industrialização.

Consequências da industrialização

O processo de industrialização consiste em uma mudança profunda na sociedade, que passe de agrária para industrial. Essa mudança impacta em diversos setores da sociedade.

A industrialização traz consigo um processo de urbanização, pois os trabalhos acabam se mudando, com suas famílias, para as cidades, onde as novas fábricas e indústrias são instaladas, deixando a área rural e a vida no campo para trás.

Com essas mudanças, a própria estrutura familiar sofreu modificações, e a famílias passaram a ser nucleares, da forma como conhecemos hoje, e não famílias grandes e estendidas como costumava ser no campo.

Os laços familiares se tornam menos intensos, e a população tende a migrar e a se concentrar onde estão os empregos.

O padrão de consumo também se modifica, sendo os produtos industrializados mais consumidos pela sociedade, ao invés dos produtos naturais.

O que são alimentos industrializados?

Os alimentos industrializados são aqueles alimentos que são modificados pela indústria, processados, e vendidos em massa.

Eles não possuem suas características naturais, e não os consumimos da forma como eles foram retirados da natureza. Ou seja, todo alimento que passou pela indústria, é um alimento industrializado.

Os alimentos industrializados são como qualquer outro produto, e são feitos para que sejam sempre melhores, mais baratos, e mais rápidos de serem produzidos, mas nem sempre prezando pela qualidade ou pelo que é mais saudável para a população que o consome.