» » Meio Ambiente Natural e Modificado

Meio Ambiente Natural e Modificado

As modificações do ambiente: meio ambiente natural e modificado. Ao longo da vida, nós seres humanos, passamos por uma série de modificações do ambiente e de nossas necessidades, de maneira que acabamos por precisar de adaptações diferentes a meios diferentes.

Na necessidade de água, os homens foram procurando locais próximos a rios, mares, cachoeiras. Para a agricultura, essas regiões de água também eram melhores e aumentavam a produção. Assim eles conseguiam a sobrevivência.

Foi justamente nesse deslocamento de pequenos grupos para regiões mais propícias que foram surgindo as primeiras vilas. Depois com a vinda de mais pessoas, transformavam-se em cidades. Foram sendo construídas as primeiras casas e pelo aspecto religioso também as primeiras igrejas.

Por esse avanço da sociedade e indispensáveis mudanças, o homem foi modificando o meio em que estava. Assim, o ambiente que antes era natural, passou a ser modificado.

Mas essas modificações não trouxeram somente benefícios. Muitos fatores foram prejudiciais à natureza por exemplo. Para erguer casas, edifícios, muitos danos eram causados.

Mais Sobre esse Assunto:

Os ambientes modificados

As transformações dos costumes, das moradias, dos locais de habitação foram levando a formação de cidades, posteriormente estados e países.

Para se construir as necessidades estruturais dos homens, os danos à natureza foram se tornando constantes. Mesmo tentando não causar prejuízos ao ambiente natural, muitas vezes este sofre com as ações humanas.

Os recursos naturais como a água, o solo, a vegetação e até mesmo o clima foram se modificando. Com o surgimento das indústrias esses danos tornaram-se ainda maiores.

O crescimento populacional, leva ao crescimento desses inúmeros danos. Assim, para controlar este ambiente modificado, muitas vezes é necessário que sejam criadas entidades para avaliar o impacto ambiental e tentar diminuí-lo.

Efeitos dos ambientes modificados

Como já dito, os ambientes modificados foram causando danos aos ambientes naturais.

O solo foi prejudicado, a vegetação devastada, o efeito estufa passou a existir, muitos recursos naturais estão quase esgotados e os ambientes naturais tornaram-se cada vez mais raros.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Biologia