» » » Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é a facilidade de deslocamento da população e produtos em uma cidade para desempenhar as atividades econômicas e sociais. A avaliação da mobilidade urbana leva em consideração aspectos como a organização territorial, o fluxo de transporte de pessoas e mercadorias, além dos tipos de transporte empregados.

Por que a mobilidade urbana é um desafio?

Em grandes metrópoles, principalmente, a mobilidade urbana é vista como um obstáculo em muitos casos. Isso se deve ao grande índice populacional, que não foi acompanhado do planejamento urbanístico adequado. Por esse motivo, muitos municípios se deparam com o difícil gerenciamento dessa questão.

Em contrapartida, o uso do automóvel particular foi fortemente incentivado – até mesmo por investimentos públicos em rodovias, no lugar de ferrovias ou outros modais de massa –, o que só contribuiu para o agravamento do trânsito nas cidades.

A cidade de Brasília, por exemplo, desde a sua construção foi pensada para que a movimentação interna se desse por meio de carros.

Cidade brasileiras que mais enfrentam caos na mobilidade urbana

As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba estão entre as que trazem mais desafios no quesito mobilidade urbana, considerando a alta concentração de automóveis particulares as ruas. Aos poucos, os municípios vêm investindo em formas de contornar essa situação.

Problemas de mobilidade urbana

Além dos constantes engarrafamentos gerados, o uso de automóveis não costuma ser a melhor alternativa de transporte, por conta da poluição ambiental e sonora gerada. Outros malefícios a serem considerados no âmbito da mobilidade urbana são:

  • Sobrecarga do espaço;
  • Aumento do índice de acidentes entre pessoas de idade produtiva, com consequências graves ou mortes (gerando impactos na previdência social);
  • Poucas alternativas para os passageiros que dependem do transporte público.

Lei de Mobilidade Urbana

A fim de incentivar uma melhora nesse cenário, em 2012 foi sancionada a Lei de Mobilidade Urbana. Seus objetivos são melhorar o deslocamento das pessoas, integrar os meios de transporte e estabelecer tarifas acessíveis à população.

Atualizado em: 16/02/2019 na categoria: Geografia do Brasil, Geografia Geral