O que é uma projeção

A projeção geométrica de um objeto tridimensional é sua representação gráfica num plano bidimensional.

Tendo os objetos 3 dimensões, a sua representação num plano bidimensional se dá de acordo com os esquemas técnicos, sendo considerados os elementos básicos da projeção o seguinte:

1) Plano de projeção: Superfície onde será projetado o objeto em representação 2 D;

2) Objeto;

3) Projetante, ou raio projetante , que é a reta que passa pelos pontos do objeto e intercepta o plano de projeção;

4) Centro de projeção, que é o ponto fixo por onde passam as projetantes.

Tipos e técnicas de projeção

Existem vários tipos e técnicas de projeção, que podem ser adequadas a cada tipo de aplicação. Uma das mais importantes é a projeção perspectiva, que simula a projeção da ótica humana ao captar a imagem de um objeto.

Mais Sobre esse Assunto:

As projeções geométricas classificam-se em: projeções paralelas e projeções perspectivas, que dependem das relações entre o centro de projeção, o plano de projeção (onde o objeto aparece como 2D) e as direções das linhas ou raios de projeção.

Nas projeções paralelas, não se pode produzir uma imagem real, mas eventualmente pode-se preservar as dimensões do objeto; são normalmente usadas em engenharia e desenhos técnicos; as suas linhas de projeção são paralelas entre si; o centro de projeção é localizado no infinito.

Quanto às projeções perspectivas, elas podem ser mais realísticas na representação de objetos; os seus raios de projeção partem do centro de projeção para interceptar o plano de projeção em diversos ângulos; representam a imagem a partir de um ponto de observação de distância finita; não reproduzem, necessariamente, a dimensão exata do objeto; não podem ser paralelos os raios projetores.

Cada conjunto de linhas paralelas no espaço pode ter associado um ponto de fuga, que é a ilusão de que conjuntos de linhas paralelas (não paralelas ao plano de projeção) convergem para um ponto.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Matemática