Paisagem Geográfica, Natural e Cultural

A Paisagem Geográfica é uma parte visível do espaço geográfico, incluindo a paisagem natural e culturais ou humanizada. A paisagem geográfica, na prática, se constitui de uma parte da Terra que, estudada tanto do ponto de vista físico quanto do humano, apresenta características próprias.

Como Podemos Classificar as Paisagens?

Há dois tipos de paisagens: a paisagem natural e a paisagem humanizada ou cultural.

Os aspectos físicos que não sofreram modificações feitas pelo homem de uma paisagem geográfica são denominados paisagem natural (clima, vegetação, relevo, hidrografia, solo, etc.).

Das modificações impostas pelo homem ao ambiente natural, surge a paisagem cultural ou paisagem humanizada (produção, habitação, estradas, etc.).

Em algumas regiões onde a ocupação humana se faz de modo precário (floresta equatorial, grandes elevações), verifica-se um predomínio das características naturais: em troca, nas áreas densamente povoadas (Europa Ocidental, por exemplo) a paisagem geográfica apresenta uma marca da influência cultural.

Em outras palavras, quanto mais desenvolvida a comunidade, maiores serão as modificações introduzidas pelo homem à paisagem natural.

A paisagem natural é o objeto de estudo da Geografia Física, enquanto a paisagem cultural é o objeto de estudo da Geografia Humana na Paisagem Geográfica.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral