Relevo do Continente Americano

O relevo do continente americano se formou, primeiramente, ainda na era paleozóica, por conta dos dobramentos caledoniano e huroniano.

Nesse período, se formaram o escudo canadense, que era unido, ainda, ao continente Norte-atlântico (Groenlândia, América do Norte, América Central e norte da Europa) e, também, o escudo do Brasil e das Guianas, que era unido ao continente de Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártica).

Na era mesozóica, por sua vez, o escudo sul-americano se rompeu, tornando um continente independente. Na era seguinte (cenozoica), a América do Norte foi separada da Europa, cuja serie de fatores posteriores levou à formação das montanhas Rochosas e das cordilheiras da América Central e dos Andes.

Na América do Norte, destacam-se o monte Mitchel, com 2.037 metros, sendo a maior elevação dos Apalaches, grandes planícies e bacias fluviais, além das cordilheiras do Alasca e de Brooks e os montes Mackenzie, que possuem altitudes elevadíssimas (o maior dele são os montes McKinley, com 6.194 metros).

Mais Sobre esse Assunto:

No norte, ainda, somam-se montanhas e planaltos diversos. O México, inclusive, concentra planaltos extensos com cumes vulcânicos altíssimos, tendo o Citlaltépetl o mais evidente entre eles, chegando a 5.610 metros.

As ilhas do Caribe possuem, igualmente, cadeias montanhosas, mas de pouca altitude, enquanto o subcontinente sul-americano possui três zonas estruturais bem distintas, entre elas, a cordilheira dos Andes, notória por sua extensão e amplitude (entre elas, cumes que podem chegar a beirar os 7 mil metros, com o Aconcágua, com 6.959 metros.

Por fim, vale assinalar que o subcontinente sul-americano conta com uma extensão imensa de terrenos planos, que são formados, essencialmente, por sedimentos terciários e quaternários. São eles os responsáveis por formar os notórios e múltiplos terrenos que abrigam as bacias dos grandes rios sul-americanos. Lá, residem as planícies do Orinoco, a Amazônia e as planícies do Chaco, dos Pampas e da Patagônia.

Relevo da América do Norte

A América do Norte possui duas cadeias montanhosas: as  Cordilheiras Ocidentais e os Montes Apalaches. A península da Flórida, península da Califórnia, o golfo da Califórnia e a península do Yucatán são os principais acidentes geográficos da região.

As maiores ilhas da América do Norte são:  Groenlândia, Vitória, Banks, Devon,  Ellesmere, e Terra de Baffin.

Ponto Culminante do Brasil

Ponto culminante é, simplesmente, o ponto mais alto de um terreno. No caso do Brasil, o ponto culminante é o Pico da Neblina, que possui cerca de 2995,30 metros de altitude.

O Pico da Neblina está no Amazonas, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela e pode ser visitado apenas com a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral