» » Renascimento Cultural e Científico

Renascimento Cultural e Científico

O Renascimento é um período da história da humanidade marcado por uma evolução cultural e científica considerável, que aconteceu durante a época conhecida como Baixa Idade Média. Esse movimento buscava inspiração na Antiguidade Clássica, objetivando, assim, negar os valores medievais incorporados na vida europeia.

O Renascimento tem esse nove porque resgatou valores da Antiguidade Clássica, que iam de encontro a tudo que era pregado durante a Idade Média e valorizava a cultura, a arte, o desenvolvimento e o progresso, fazendo com que esses conceitos nascessem novamente.

Esse período teve início na Europa, mais precisamente na Itália. Foi um movimento que partiu das classes mais elevadas da população, a chamada burguesia, detentora do dinheiro, que começou a investir na cultura e na ciência.

O Renascimento Científico

O Renascimento foi um período de grande efervescência cultural. Juntamente com os valores pregados pelo movimento, estavam o humanismo, o racionalismo, o individualismo, e o incentivo ao desenvolvimento científico foi parte importante desse processo.

Dessa forma, o Renascimento Científico é, na verdade, parte do Renascimento Cultural, como forma de romper com o pensamento extremamente religioso e baseado em dogmas e estimular a razão, a investigação e o entendimento da vida e dos fenômenos naturais através do estudo e da observação.

O Renascimento Cultural e Científico deu ao mundo nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei.

Atualizado em: 23/09/2018 na categoria: História Geral