Síndrome de Patau: O que é, Sintomas e tem Cura?

Nesse post falaremos sobre a Síndrome de Patau, uma condição genética que nos leva a refletir sobre diversas questões em meio a preocupação, sobretudo por afetar crianças desde bebês. Confira abaixo e entenda melhor sobre:

O que é Síndrome de Patau?

A Síndrome de Patau parte de um conceito de acidente genético, sendo essa a condição onde se apresenta um cromossomo a mais na formação do organismo de pessoas ainda quando bebês, fazendo com que sejam enfrentadas diversas questões, a exemplo do atraso cognitivo.

Dentre suas características, podemos citar o fato de ocorrer com mais frequência em bebês do sexo feminino, além de que em muitos casos se responsabiliza por situações de aborto espontâneo em nosso país, uma vez que geralmente esses bebês não conseguem aguentar até o nono mês para que nasçam no tempo correto.

Sintomas da Síndrome de Patau

O tempo de quem enfrenta a Síndrome de Patau é diferente, uma vez que apresentam dificuldades do ponto de vista mental como principal sintoma do quadro, além disso há também questões físicas que podem ser facilmente visualizadas, se tornando um indício do problema.

Como exemplos dos mesmos, podemos citar:

  • Microcefalia;
  • Doenças cardíacas;
  • Problemas renais;
  • Dedos a mais nas mãos;
  • Má formação em olhos, pés e orelhas.

Síndrome de Patau tem cura?

Infelizmente, a ciência ainda não identificou a cura para essa Síndrome, não havendo nenhum tipo de tratamento que realmente possa se mostrar eficaz até então e contribuindo para a baixa expectativa de quem a enfrenta, o que acontece inclusive por parte dos pais.

Contudo, o que há e deve ser feito é um acompanhamento especializado para a melhora na qualidade de vida, apesar de que o tempo médio de vida de uma criança com Síndrome de Patau é baixo e não costuma passar dos 10 anos.

Atualizado em: 20/06/2022 na categoria: Ciências