Tabela Periódica para imprimir

Chamamos de Tabela periódica o modelo responsável por agrupar e organizar todos os elementos químicos reconhecidos até então, nos permitindo ainda entender melhor acerca de suas propriedades e classificações.

Levando em consideração que essa tabela é muito utilizada ao longo das aulas de Química, seu uso acaba frequente, e justamente por isso trouxemos abaixo modelos prontos para imprimir e utilizar. Confira:

Como funciona a tabela periódica?

Contando com todos os elementos químicos, a Tabela periódica dispõe os mesmos em ordem crescente de acordo com o número atômico que possuem, o que nos ajuda tanto a entender a tabela de modo geral quanto a encontrar determinado elemento.

Com base nisso, os 118 elementos químicos são distribuídos a partir de 18 grupos, determinados através das colunas, e 7 períodos, os quais podemos identificar através das linhas.

O critério para a organização das linhas é que todos os elementos possui igual número de elétrons de valência, além de apresentarem propriedade similares. Já no caso dos períodos, vemos que os elementos dispostos seguem a regra de terem o mesmo número de camadas eletrônicas ocupadas.

Como identificar elementos na tabela periódica?

A principal maneira de identificar corretamente os elementos presentes na tabela periódica é a partir do seu número atômico, que conforme mencionamos é disposto de maneira crescente, fazendo com que a distribuição lógica também nos auxilie nessa identificação.

Além disso, cada elemento é definido por uma ou duas letras e conseguir memorizar isso já será suficiente para que encontrei qualquer um deles na tabela, tendo acesso a dados necessários para a resolução de determinados problemas.

Tabelas Periódicas para imprimir

É muito comum que logo nas primeiras aulas de Química seja apresentado a tabela periódica, inclusive passando a entender melhor a forma correta de interpretá-la.

Diante disso, é muito importante que tenha a sua tabela já impressa para acompanhar as aulas e exercitar as dicas obtidas ao longo das aulas.

3. Inclusive, modelos como esse são ideais para os estudos, pois contam com uma área para escrever e incluir maiores detalhes de acordo com o que for necessário.

4. Nesse caso, o modelo já acompanha uma descrição mais detalhada de acordo com a coloração da tabela, ajudando bastante ao ter seu primeiro contato com o assunto.

5. Ainda pode encontrar modelos para você mesmo colorir, o que vai te fazer memorizar de forma ainda mais simples os grupos existentes.

6. Uma dica é imprimir essa tabela e deixar fixada na parte de química do caderno, facilitando o encontro da mesma quando necessário.

7. Além disso, pode ter um modelo plastificado para que dure por mais tempo, podendo te acompanhar por todo o ensino médio, por exemplo.

8. No geral, as melhores ideias de tabela periódica para imprimir incluem um espaço em branco para que possa adicionar anotações e guiar os estudos.

9. Existem muitos modelos e pode escolher aquele que preferir para utilizar, já que todos eles contam com as informações corretas para te auxiliar nos estudos.

10. Esperamos que os modelos trazidos sejam úteis para você, fazendo com que entender química se torne muito mais simples!

Atualizado em: 25/06/2024 na categoria: Quimica