Sistema Urinário

O Sistema Urinário, também conhecido como aparelho urinário, é responsável pela produção e eliminação de urina. O sistema urinário possui dois rins, dois ureteres e uma uretra.

Qual é a função do sistema urinário?

A função do aparelho urinário é a de filtrar as “impurezas” do sangue e eliminá-las em forma de urina.

Quais os órgãos que compõem o sistema urinário?

O sistema urinário também é conhecido como aparelho urinário que é composto por dois rins, uma bexiga, dois ureteres e uma uretra.

A localização dos rins é a parte posterior do abdômen, um em cada lado da coluna vertebral.

A cor dos rins é vermelha-escuro, parecido com um grão de feijão, mas do tamanho de uma mão fechada.
Eles ficam ligados ao aparelho circulatório através da artéria renal e da veia renal, e com as vias urinárias pelos ureteres.

Glomérulos são as ramificações das artérias renais que são finas do qual formam pequeno emaranhados.
Cápsulas glomerular ou cápsula de Bowman é a parte que envolve o glomérulo que possui a estrutura arredondada.

Néfron é a parte dos rins que filtra o sangue.
O Néfron tem a formação por glomérulos, a cápsula glomerular e o túbulo renal.

Com a força da pressão da sanguínea é lançando pelo túbulo renal que atravessa para o Glomérulos, formando assim a urina.

Água e sais minerais que são benéficas para o organismo permanece na corrente sanguínea, fazendo assim a filtragem do sangue.

Sistema urinário masculino

O aparelho urinário masculino é diferente do aparelho urinário feminino, pois o canal da uretra masculina que conduz a urina da bexiga para o meio externo também conduz o esperma no ato da ejaculação.

Ela mede 20 cm e se divide em 3 partes: prostática, cavernosa e membranosa. A uretra se estende da bexiga urinária e vai até o orifício uretral externa que fica na extremidade do pênis.

Sistema Urinário Feminino

O canal da uretra do sistema urinário feminino mede aproximadamente 5 cm. Ela se estende da bexiga até o orifício externo do vestíbulo. Uma diferença do canal da uretra masculino, pois é bem menor. Essa característica do canal da uretra do aparelho urinário feminino, o canal ser de apenas 5 cm, faz com que exista mais infecções urinárias nas mulheres.