Atividades de Multiplicação para 5º Ano

Como parte das operações matemáticas básicas, está a Multiplicação, assunto que é geralmente tratado no 5º ano e possui muita importância, inclusive para temáticas que serão posteriormente vistas até a conclusão do período escolar.

Nesse sentido, confira dicas para trabalhar esse assunto e também atividades prontas para te ajudar na organização das aulas, olha só:

Como pensar em Atividades de Multiplicação para 5º Ano?

Os exercícios são fundamentais em todas as disciplinas, mas ainda mais na Matemática, onde a repetição de cálculos e fórmulas de resolução contribuem para o aprendizado pleno, fazendo com que o assunto seja sempre lembrado.

Por isso, é interessante passar atividades de forma constante, mas de formas diferentes para que continue tendo o interesse dos alunos. Nesse sentido, a ludicidade é muito bem vinda, e situações do cotidiano podem fazer parte dos problemas.

Veja Também: Atividades de Sequência numérica

Outra ideia é fazer com que a resolução das operações de multiplicação sejam feitas no estilo de jogo, dividindo equipes e vendo qual delas acerta mais, podendo ser pontuadas de forma extra, por exemplo.

Atividades de Multiplicação para 5º Ano

Além das multiplicações mais diretas, é possível criar problemas diferentes, inclusive com o caminho inverso, para descobrir os fatores e não somente o produto.

Já essa é uma opção mais divertida, onde o desafio é ligar corretamente a coluna da direita com a da esquerda de acordo com o resultado da multiplicação.

Algumas dicas podem ajudar na hora dos cálculos, nessa atividade é citada uma delas, seguido de problemas que seguem a mesma lógica.

Nesse modelo, é interessante fazer com que os próprios alunos armem o esquema de multiplicação, organizando os números da forma correta.

Com opções assertivas, é interessante perceber a confiança dos alunos no resultado obtido independente das alternativas.

Atividades maiores como essas com muitas questões, é interessante que sejam resolvidas em casa, onde há mais tempo para a realização.

A tabuada também é uma parte interessante, assim entendemos a multiplicação de um mesmo número com diversos outros fatores.

Ainda podemos pensar em atividades para refletir sobre os termos da multiplicação, parte teórica mas igualmente importante.

Com mais atividades, maiores dúvidas podem ser tiradas. Por isso, não deixe de acompanhar o aproveitamento dos alunos com base em suas respostas.

Até mesmo a atividade mais simples pode parecer mais interessante com um visual mais lúdico.

Atualizado em: 15/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática