Atividades com Números de 1 a 9

Ainda nos primeiros anos da educação infantil, as crianças são apresentadas aos números, e logo já podem perceber o quanto eles são essenciais em diversas situações do cotidiano, para além das escolas.

Nesse mesmo período, as atividades surgem como um elemento essencial para a fixação do aprendizado, tanto pelo conhecimento dos números em si quanto pela grafia dos mesmos. Sabendo disso, separamos abaixo opções bem legais, confira:

Importância das atividades com números

Os números correspondem a um assunto que serve de base para muitos outros, sobretudo nas disciplinas relacionadas a cálculo, que serão aprendidas futuramente e onde as atividades se mostram ainda mais indispensáveis.

Assim, fazer atividades com números é uma maneira de ir treinando e se acostumando com o modelo, além de treinar a escrita e compreensão dos mesmos a partir de situações do dia a dia que podem fazer parte do enunciado da questão.

Veja Também: Formas geométricas: Nomes e detalhes

Atividades com Números de 1 a 9

Sejam feitas em casa ou com toda a turma em sala de aula e diante do apoio constante da professora, as atividades são sempre muito bem vindas. E para tornar o entendimento ainda melhor, nada melhor que serem feitas de forma específica para cada número, olha só:

Atividades com Número de 1

Começamos pelo número 1, eles devem ser o primeiro dos estudos e para isso, é essencial que os alunos se interessem a partir de elementos lúdicos.

Atividades com Número de 2

Logo depois, vem as atividades do número 2, sendo possível inserir o número traçado para seguir as retas e até mesmo colorir, dentre muitas outras opções.

Atividades com Número de 3

Os treinos são essenciais, mas é importante que os alunos tenham interesse neles, o que pode acontecer a partir da inclusão de desenhos, por exemplo.

Atividades com Número de 4

Atividades simples que possam parecer desafiantes também são ótimas pedidas, como essas pensadas para o número 4:

Atividades com Número de 5

Reconhecer a forma como os números são escritos é fundamental, mas claro, é igualmente importante entender como o escrever, mesmo que nas primeiras vezes surja uma maior dificuldade sobre.

Atividades com Número de 6

Essas atividades são bem animadas, os desenhos ajudam a entreter os alunos e eles podem até mesmo os colorir depois de resolver as questões.

Atividades com Número de 7

Em seguida, o número 7 deve ser estudado. Em alguns casos ele pode ser confundido com a forma de escrever o 1 em primeiro momento, por isso o treino é importante para conseguir diferenciar cada numeral do outro.

Atividades com Número de 8

Além disso, o ideal é que uma mesma atividade possua mais de uma questão, assim as dúvidas podem surgir e já serem retiradas em sala de aula, com todos os alunos participando.

Atividades com Número de 9

Por último está o número 9, encerrando os numerais únicos, para que depois em um próximo momento passe a ser estudado os números com 2 dígitos.

Atividade extra

E é claro, aqui tem uma atividade extra para treinar todos os números juntos ao final.

Atualizado em: 09/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática