Jogo da Memória para imprimir

Pensando em aulas lúdicas e até mesmo momentos de lazer, os jogos são uma possível muito interessante para estimular as crianças, causando interesses que vão além do uso de objetos eletrônicos, o que tem sido cada vez mais comum.

Assim, pensando nisso e buscando facilitar para você, separamos abaixo modelos de Jogo da Memória para imprimir e já iniciar a diversão, confira:

Como elaborar o jogo da memória?

Elaborar o jogo da memória é mais simples do que parece, acredite. Aliás, com os modelos prontos que reunimos abaixo, fica ainda mais simples. Basta imprimir, recortar e misturar os pares para que o jogo não fique óbvio.

Feito isso, disponha as figuras com a imagem virada para baixo e explique a atividade para as crianças, tirando possíveis dúvidas. Assim, uma por vez de acordo com a ordem escolhida, elas irão tirar uma imagem e logo depois outra.

A meta é encontrar os pares e ganha quem reunir mais deles ao longo da brincadeira, o que pode durar mais de acordo com a quantidade de imagens selecionadas.

Qual o objetivo pedagógico do jogo da memória?

De forma simples e acessível, o jogo da memória pode ser um ótimo suporte para planos pedagógicos, sobretudo na educação infantil e ensino fundamental I, onde a faixa etária é propicia para desafios apresentados por jogos no geral.

Nesse sentido, é possível contar com muitos benefícios a partir da sua utilização, valendo citar principalmente a memória. Parte essencial das nossas atividades cognitivas, é uma forma de memorizar a forma de diversos itens no jogo em si, mas também estimular o mesmo sentido para o cotidiano.

Ainda podemos mencionar a capacidade de concentração, visto que é preciso se manter fofoca para buscar memorizar onde estava cada desenho e assim, formar os pares conforme a proposta da atividade.

Como é um jogo que precisa de ao menos duas pessoas para acontecer, a atividade ainda faz com que a comunicação seja trabalhada a partir de interações sociais, detalhe muito importante ao longo da nossa formação.

Jogo da Memória para imprimir

1. Os animais são curiosos pelas suas particulares, e com esse jogo é possível memorizar as suas principais características de forma natural.

2. Outra possibilidade nesse mesmo sentido é fazer um jogo de memórias com frutas, podendo dividir grupos de acordo com a turma para brincar.

3. A atividade de recortar e montar o jogo também pode ficar por conta dos alunos, trabalhando neles atividades sensoriais para além da memória.

4. Há ainda a possibilidade de fazer com que os próprios grupos escolham o jogo que preferem de acordo com a temática, usando essa opção de heróis.

5. Também há a possibilidade de jogar com as princesas. Assim, o próprio processo de escolha já tende a ser bem interessante.

6. Isso porque personagens com os quais as crianças já estão habituadas conquistam um maior interesse por parte deles, fazendo com que haja uma maior atenção ao realizar a atividade.

7. Essa é uma opção um pouco diferente, onde a versão feminina e masculina de cada personagem deve ser associada através da memória.

8. Vale a pena usar figuras divertidas. Além de serem mais fáceis de memorizar, ainda agradam visualmente aos alunos.

9. Para ajudar no processo de alfabetização, é possível montar esse jogos com letras específicas, explicando sílabas, por exemplo.

10. De toda forma, a ideia de desafio para conseguir achar os pares já é uma ótima ideia, incentivando o estudo de forma lúdica.

Atualizado em: 18/04/2024 na categoria: Atividades, Para impressão