Atividades de Adição para 1º Ano

A adição é uma das mais básicas operações matemáticas, costumando ser aprendida ainda no 1º ano, em uma faixa etária média de 6 anos, o que torna interessante pensar em atividades frequentes e até mesmo lúdicas.

Abaixo, confira atividades prontas para te ajudar na organização dos planos de aula e também dicas para suas possíveis aplicações:

Como pensar em Atividades de Adição para 1º Ano?

Antes de estudar sobre adição, é interessante retomar o conhecimento sobre os números de forma geral, já que as operações exigem certo conhecimento sobre eles, mostrando ainda ligação entre as temáticas.

E é claro, além das atividades impressas é possível pensar em modelos mais lúdicos para serem feitos em sala de aula, como jogos onde o resultado final de certo enigma é um número que depende da resolução de somas, causando interesse em toda a turma para participar.

As mãos também são muito importantes nesse momento, já que em primeiro momento os dedos nos ajudam a realizar cálculos e assim podemos facilitar o estudo do tema, mostrando aos alunos formas mais simples de fazê-los.

Veja Também: Atividades de Sequência numérica

Atividades de Adição para 1º Ano

De forma mais direta, nessa atividade estão dispostas diversas somas, não sendo preciso interpretar textos para resolvê-las.

A partir de itens criativos, os cálculos podem se tornar mais interessantes, como nesse caso onde os alunos podem imaginar dados.

Colorir faz parte de momentos lúdicos, fazendo com que essa atividade pareça mais atrativa para as crianças.

Mesmo que essa atividade não seja exatamente um jogo, faz menção a um deles, se mostrando interessante por conta disso.







Entender a adição de forma reversa também pode ajudar a entender por completo as operações, percebendo seus termos além do resultado em si.







Já essa é uma boa opção para introduzir o tema, permitindo ainda uma revisão sobre o estudo dos números de forma individual.

Para além dos números, também é possível somar objetos, considerando que para isso será preciso somá-los.

As atividades ilustradas são muito bem vindas pois, assim como o uso dos dedos, mostram formas mais simples de começar os cálculos em primeiro momento.







Aliás, é importante também que algumas atividades sejam enviadas para casa, servindo para fixar os aprendizados em momentos diversos.







Essa é outra ideia lúdica, onde os alunos precisam encontrar o resultado o ligando a operação.

Atualizado em: 10/08/2023 na categoria: Atividades, Matemática