Atividades de Sequência numérica

Entender os números de forma geral é muito importante, tanto por conta de assuntos futuros em disciplinas como Matemática quanto para situações práticas que exigem esse conhecimento no nosso dia a dia.

Diante disso, um assunto muito importante é a sequência numérica, que costuma ser ensinada ainda na educação infantil. E para te ajudar nesses ensinamentos, trouxemos logo abaixo atividades de sequência numérica já prontas, olha só:

Formas de ensinar Sequência numérica

Um meio interessante de ensinar sobre sequência numérica é utilizando objetos externos e exemplos do cotidiano, assim os alunos podem se sentir pertencentes ao tema e ainda têm sua atenção presa por conta da ludicidade.

Inclusive, é preciso saber que antes de tudo eles precisam conhecer os números em si. Dessa maneira, podem reconhecer a sequência quando as atividades foram passadas, tanto para resolução em classe quanto para casa.

Veja Também: Formas geométricas: Nomes e detalhes

Atividades de Sequência numérica

Sabendo das dicas dadas, separamos abaixo atividades perfeitas para ensinar e fixar esse assunto, confira:

Em uma mesma atividade, podem ser colocadas diversas questões. É uma ótima opção para que seja resolvida em casa.

Nessa atividade, ainda há a presença de um desafio, já que a sequência deve ser inserida para ajudar o cachorrinho.

Aqui há outros personagens para que possamos ajudar, causando até mesmo certa identificação com os alunos.

A aproximação também é uma parte importante do assunto, ajudando a ser entendido o valor dos números.

Já nessa atividade, os números já estão dispostos, mas é preciso apenas os organizar, repetindo cada dígito na sequência correta.

De forma simples e objetiva, essa atividade pode ser uma das primeiras passadas em sala de aula logo após a explicação do assunto.

Nessa atividade, relembramos a escrita dos números, que é um assunto anterior, e ainda há espaço para questões simples sobre a sequência numérica também.

Entender os números que devem ser inseridos antes e depois também é importante, fugindo um pouco das sequências maiores e contínuas.

E olha só que fofa essa atividade com animais de desenhos animados, tenho certeza de que as crianças vão se divertir muito com eles.

Não se esqueça também de corrigir as atividades com toda a turma, promovendo a participação da mesma e tirando dúvidas que podem surgir.

Atualizado em: 08/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática