Verbo To Be: Dicas para Aprender – Presente, Passado e Futuro

Aprender o que é e como conjugar o verbo to be no presente, passado ou futuro é simples. Antes de tudo, é preciso saber o significado do verbo to be, que é SER ou ESTAR.

É claro que, nas frases em que estiver empregado, ele apresentará um ou outro significado, e isso tudo dependerá do contexto, que é, justamente, o que você deve aprender a sintetizar para finalmente entender e saber como usar corretamente o verbo to be nas mais diferentes situações.

Ao contrário do que se pensa, não é necessário decorar fórmulas ou conceitos. Basta entender. Mas quais são os verbos to be? São eles:

• Am;
  • Are;
  • Is.

Conjugando o verbo TO BE no Presente

• I am: Eu sou ou Eu estou;
  • You are: Você(s) é/são ou Você(s) está/estão;
  • He is: Ele é ou Ele está;
  • She is: Ela é ou Ela está;
  • It is: Ele/Ela é ou Ele/Ela está (lembrando que o pronome It é usado para se referir a coisas ou animais);
  • We are: Nós somos ou Nós estamos;
  • They are: Eles/Elas são ou Eles/Elas estão.

Verbo TO BE em Perguntas sem Contração

Uma das dificuldades mais recorrentes está na formulação de perguntas com o verbo to be. Por exemplo, para a frase em português: “Você está triste hoje?”, a tradução para o inglês é: “Are you sad today?”.

Note que o verbo to be vem antes do pronome, diferente da língua portuguesa. Uma dica básica para nunca esquecer essa regra é: em caso de perguntas, o verbo to be vem em primeiro lugar. Neste caso, “You are sad today?” estaria errado!

Conjugando o Verbo TO BE em Perguntas:

• Am I?;
  • Are you?;
  • Is he?;
  • Is she?;
  • Is it?;
  • Are we?;
  • Are they?.

Verbo TO BE em Frases Negativas sem Contração

Observe como fica a conjugação do verbo TO BE em frases negativas sem utilizar a contração:

• I am not;
  • You are not;
  • He is not;
  • She is not;
  • It is not;
  • We are not;
  • They are not.

Formas Contraídas em Frases e Perguntas

As formas contraídas são bastante comuns na conversação casual entre os falantes da língua inglesa. Consiste na junção da palavra “not” com o verbo to be ou do pronome com o verbo to be. Confira os exemplos abaixo:

• I´m not;
  • You´re not ou You aren´t;
  • He´s not  ou  He isn´t;
  • She´s not  ou  She isn´t;
  • It´s not  ou It isn´t;
  • We´re not  ou  We aren´t;
  • You´re not  ou  You aren´t;
  • They´re not  ou  They aren´t.

É claro que fica bem mais fácil aprender com exemplos práticos, observe alguns deles abaixo:

• Are you my neighbor? (Você é meu vizinho?);
  • Is he your father? (Ele é seu pai?)
  • We are not teachers. (Nós não somos professores);
  • Are we not happy? (Nós não somos felizes?);
  • We aren’t dentists. (Nós não somos dentistas) – forma contraída;
  • We are maried. (Nós somos casados);
  • Are we friends? (Nós somos amigos?);
  • We aren’t friends. (Nós não somos amigos) – forma contraída.

Contextualizando

Talvez você ainda esteja achando que é difícil diferenciar o significado do verbo to em algumas frases, se naquela situação ele significa ser ou estar. Mas é só prestar bastante atenção no contexto. Veja os exemplos abaixo:

• I am sad. (Eu sou/estou triste);
  • I am a woman. (Eu sou uma mulher);
  • She is at school. (Ela está na escola);
  • Is she angry? (Ela está com raiva?);
  • He is tall. (Ele é alto);
  • She is smart. (Ela é inteligente);
  • You are so beautiful. (Você é/está muito bonito);
  • You aren’t smiling. (Você não está sorrindo);
  • They are so happy; (Eles são/estão muito felizes);
  • They are eating. (Eles estão comendo).

Verbo TO BE no Passado

O verbo to be no passado equivale às palavras era e estava. Observe:

• He was there 5 minutes ago. (Ele estava ali há 5 minutos);
  • Lívia and Luca were playing yesterday. (Lívia e Luca estavam brincando ontem);
  • Juliene was beautiful. (Juliene era bonita).

Conjugando o Verbo TO BE no Passado Simples

• I was;
  • You were;
  • He/She/It was;
  • We/They were.

Quando houver negativa é só acrescentar o “not” após o verbo to bem, com ou sem contração, por exemplo:

• I was not ou wasn’t;
  • You were ou weren’t;
  • He/She/It  was ou wasn’t;
  • We/They were ou weren’t.

Quando a frase em questão for uma pergunta, é só colocar o verbo to be à frente do pronome, por exemplo:

• Was Lívia (she) eating? (Lívia estava comendo?);
  • Where were you? (Onde você estava?).

Mais Dicas para Aprender o Verbo TO BE

Frases afirmativas podem se tornar outra pedra no calçado estudantil, que não assimila completamente a sinalização fonética de que existe um verbo em determinadas afirmações no idioma estrangeiro.

Por exemplo: diz-se “I’m lost”, e não “I lost”. Na primeira sentença reside a afirmativa correta relacionado ao verbo to be, que está contraído junto ao pronome: I am, significando “Eu estou perdido”. Esse é um dos aspectos que mais confundem os alunos e, como foi visto, não existe muito segredo para contorná-lo, é só ouvir com atenção.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Inglês