Atividades de Produção de texto para 3º Ano

O processo de melhora da escrita precisa estar associado a uma ideia constante de evolução, pois é justamente a prática que fará com que possa ser bem sucedido nesse sentido, ampliando conhecimentos e técnicas.

Assim, sabendo da importância de tratar do tema, confira abaixo as opções que reunimos de Atividades de Produção de texto para 3º Ano, buscando incentivar as produções textuais de forma divertida e claro, criativa.

Como trabalhar Produção de texto com alunos do 3º ano?

O primeiro ponto importante para trabalhar a temática no 3º ano, onde os alunos costumam ter por volta de 8 anos de idade, é pensar em formas interessantes de associar o assunto a prática deles, citando situações do dia a dia, por exemplo.

Mas além disso, aliada a produção de texto comum e escrita, é possível pensar em atividades mais divertidas que envolvam toda a turma e gere um maior interesse por participação, respeitando sempre o limite dos mais tímidos.

Nesse sentido, pode fazer brincadeiras como uma roda de histórias, onde o professor ou determinado aluno começa com uma frase e o próximo precisa dar seguinte ao texto falado de forma que possua sentido.

Outra ideia é deixar palavras em uma caixinha e reservar alguns dias para utilizá-la. Assim, cada aluno deverá retirar um papel e produzir um texto onde a palavra selecionada possua um maior destaque.

Vale frisar ainda que, como falamos, a prática é o segredo para a evolução da produção textual, por isso esteja sempre passando atividades tanto em sala quanto para serem feitas em casa.

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Atividades de Produção de Texto para 3º ano

1. Conseguir ler e interpretar a história será fundamental nessa atividade, mas certamente o principal é conseguir dar seguimento para a narrativa com suas próprias palavras.

2. Conseguir se imaginar em diferentes situações é uma das partes mais legais de usar a criativa. Nesse caso, as palavras também ajudam a construir uma própria história para si.

3. Começar pela seleção de personagens e informações ligadas a ele é uma ótima maneira de evidenciar a importância da organização antes de iniciar o texto propriamente dito.

4. E ao mesmo tempo em que é possível usar do lado mais criativo, é igualmente interessante usar situações que fazem parte da vida dos alunos para que se interessem em citar aquilo que já conhecem.

5. Essa é uma tirinha da turma da Mônica sem falas, mas que pode ser compreendida pelas imagens. A ideia é fazer essa interpretação mas também criar uma história baseada nela.

6. Algo parecido ocorre nessa atividade onde a linguagem não textual é a principal base para a criação de um texto guiado.

7. Falando em guiado, o interessante é especificar temáticas e situações em primeiro momento, para apenas depois os alunos criarem seus próprios textos com temas mais livres.

8. Isso porque ter uma certa base para construir o texto ajuda no exercício, dando uma noção de qual linha de pensamento deve ser seguida.

9. Diferentes tipos de texto também são estudados nessa fase e podem ser igualmente exercitados, exemplo disso é a carta.

10. Aliando escrita com pintura, os alunos podem se divertir ao mesmo tempo em que realizam a atividade principal relacionada a escrita.

Atualizado em: 04/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português