Alfabeto para imprimir

Entre 4 e 5 anos de idade é comum que as crianças estejam passando pelo processo de alfabetização, um momento importante que baseia os primeiros anos escolares, visto que o assunto será fundamental por toda a vida.

Assim, conhecer cada letra é um dos passos mais importantes, e sabendo disso separamos abaixo modelos de Alfabeto para imprimir, pronto para serem entregues para as crianças. Confira:

Como trabalhar Alfabeto com alunos?

Para começar a tratar do assunto, pense que cada passo é importante e merece ser trabalhado de forma individual. Por isso, comece explicando sobre cada detalhe de forma particular, uma por vez e sem pressa no processo de aprendizado.

Apenas quando todas as letras já tiverem sido estudadas é que é hora de entregar o alfabeto completo para os alunos, pois fazer isso antes pode causar uma confusão maior na cabeça deles e atrapalhar o entendimento do assunto.

E é claro, há algumas dicas que podem ajudar, exemplo disso são as seguintes:

  • Associe as letras com palavras;
  • Coloque músicas infantis;
  • Faça leituras para a turma.
Veja Também: Atividades de alfabetização Matemática

Alfabeto para imprimir

1. Organizar as letras em ordem é fundamental, pois essa ordem precisará ser seguida em diversas atividades posteriores.

2. Outro ponto importante é a associação, visto que as letras precisam ganhar sentido na cabeça das crianças.

3. Diante disso, usar elementos que tem seu nome iniciado por cada uma dessas letras é um boa maneira de contribuir para a memorização delas.

4. Não esqueça ainda de mostrar com cada letra é escrita na forma maiúscula e também minúscula.







5. A partir da união entre esses elementos que melhoram a didática, é possível visualizar a grafia das letras de todo o alfabeto, fazendo muita diferença.







6. As animações divertidas, ao contrário do que pensamos, não tira o foco dos alunos. Pelo contrário, conquista ainda mais a atenção deles.

7. Assim, é possível associar as palavras com as letras e pensar também em outras possibilidades de termos escritos com elas.

8. Deixar um espacinho para colorir é outra ótima ideia, assim as crianças passarão mais tempo observando o alfabeto.







9. Outra dica além de colorir é passar um traço cobrindo as letras, como se tivesse escrevendo as mesmas.







10. Mas elas também já podem estar coloridas. Nesse caso, cada letra possui uma cor diferente para melhor diferenciação.

Atualizado em: 10/08/2023 na categoria: Atividades