Atividades de Ensino religioso sobre Valores humanos

A partir das concepções religiosas, podemos trabalhar diversas questões importantes para a harmonia da vida em sociedade, inclusive colocando em prática aspectos que podemos aprender com as religiões e suas lições.

Dessa forma, para o ensino de crianças, os exercícios ajudam bastante. Então, reunimos abaixo Atividades de Ensino religioso sobre Valores humanos que vão te ajudar a transmitir essas ideias, confira:

Como trabalhar valores em Ensino religioso?

Ao falarmos em ensino religioso é preciso entender que ele deve abranger todas as religiões, inclusive trabalhando questões como o respeito entre elas mesmo das possíveis diferenças que podem apresentar.

Diante disso, trabalhar os valores humanos é evidenciar a importância de estabelecer uma boa relação com o outro, consigo mesmo e com o ambiente com o qual dialoga, colocando em prática aspectos éticos e morais.

Geralmente, esse assunto é tratado ainda com crianças, mesmo que se mostre importante em todas as fases da vida diante de sua importância.

Assim, para trabalhar com o tema, além de aulas expositivas que explicam o seu significado e prática, é interessante passar atividades para que os alunos expressem os conhecimentos obtidos.

Veja Também: Jogo da Memória para imprimir

Atividades de Ensino religioso sobre Valores humanos

1. Após um breve resumo daquilo que são os valores humanos, que tal propor aos alunos que citem o que aprendeu sobre o tema?

2. A ludicidade também pode fazer com que suas aulas conquistem uma maior atenção, trazendo formas de aprender se divertindo.

3. Ainda de forma lúdica também pensamos nessa atividade, onde é evidenciado que as diferenças podem ser percebidas por meio dos detalhes e respeitada de todas as formas.

4. Após conhecer os conceitos capazes de nortear os valores humanos, é hora de encontrá-los nesse jogo divertido de caça-palavras.

5. Como além das aulas teóricas os exemplos práticos são muito importantes, nessa atividade é possível refletir sobre os valores humanos que as pessoas da própria convivência colocam em prática.

6. Uma forma de gerar interesse e até mesmo um momento de diálogo entre os alunos, é pensar em jogos como esses, causando ainda mais motivação para o processo de aprendizagem.

7. Em locais mais específicos de ensino religioso, como Escola dominical, pode trazer valores humanos a partir da religião Cristã de modo mais direto.

8. Atividades de recorte, colagem ou até mesmo pintura mostram que de forma diferente podemos aprender e chegar a resultados melhores diante de determinado assunto.

9. E já que citamos jogos anteriormente quando falamos em caça-palavras, saiba que há outras possibilidades bem interessantes como fazer palavras cruzadas.

10. Ao final dessa atividade, todos poderão visualizar um coração, revelando que o amor da fé vive em nós a partir de boas práticas que constam como valores humanos.

Atualizado em: 01/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Religião