Atividades de Produção de texto para 5º Ano

Por volta dos 10 anos de idade as crianças estão no 5º ano, um período onde conhecimentos anteriormente trabalhados precisam ser reforçados, abrangente com mais atenção a prática dos mesmos, como ocorre com a escrita.

Nesse sentido podemos entender sobre a importância da produção textual, assunto que de alguma maneira sempre fará parte do cotidiano, principalmente ao longo da trajetória de estudos. Assim, confira abaixo Atividades de Produção de texto para 5º Ano já prontas, olha só:

Como trabalhar Produção de texto no 5º ano?

Ao longo dessa fase, é comum que atividades como a leitura e a escrita já estejam bem desenvolvidas. Assim, a melhor maneira de começar a trabalhar produção de texto com os alunos é com hábitos que também envolvem a leitura.

Isso porque é dessa maneira que vão poder entender melhor sobre formatos de textos, palavras e significados, sentido textual e outros aspectos muito importantes para que a disciplina seja trabalhada de forma correta.

Uma dica nesse sentido é propor leituras para a turma e posteriormente pedir para que cada um faça um texto com base no que foi lido. Com isso, ao mesmo tempo poderão demonstrar conhecimentos amplos que naturalmente se associam.

Além disso, tarefas lúdicas também são uma ótima possibilidade. Nisso, incluimos atividades práticas para que se faça texto com palavras sorteadas ou para que uma mesma história seja continuada por toda a turma.

É também durante essa fase que deve se citar alguns dos principais formatos textuais, como produções expositivas, dissertativas, narrativas e tantas outras.