Atividades de Interpretação de texto para 6º ano

Ainda que o período referente à alfabetização esteja devidamente concluído, é importante seguir incentivando a leitura, momento no qual surge também as demandas associadas a interpretação textual, sendo um ponto muito importante para todo o desenvolvimento do aluno, inclusive fora da escola.

Sabendo da importância do tema, logo abaixo separamos dicas e também modelos prontos de Atividades de Interpretação de texto para 6º ano que com certeza poderão auxiliar a organização e execução do seu plano de aula, confira:

Qual é o objetivo da Interpretação?

A principal meta a ser alcançada a trabalha com a interpretação de texto, seja no 6º ano ou em qualquer outra turma, é propiciar o devido entendimento por parte do aluno com relação ao que estão lendo.

A partir disso, se torna possível perceber o tema sobre o qual está falando, bem como tecer de forma gradativa as suas próprias opiniões sobre ele, visto que quando conhecemos um assunto, nosso entendimento sobre ele também surge.

Isso revela como além de ler, devemos entender o que está sendo lido, ressaltando características que posteriormente poderão seguir sendo trabalhadas, a exemplo do senso crítico e argumentação.

Como melhorar a Interpretação de texto?

Para desenvolver melhor a interpretação textual, é preciso que o professor tenha paciência e possa seguir estimulando a prática de forma gradativa em sala de aula, entendendo o perfil de cada aluno e possíveis limitações que alguns deles podem apresentar.

Nesse sentido, detalhes que ajudam são os seguintes:

• Leitura pausada;
  • Grafar partes do texto;
  • Resumir cada parte lida;
  • Exercitar a leitura.

Todas essas práticas podem ser indicadas para a turma e, em conjunto, tendem a apresentar ótimos resultados que já serão percebidos antes da finalização do ano letivo.

Atividades de Interpretação de texto para 6º ano

A princípio, o mais indicado é que faça uso de textos curtos, assim as crianças poderão trabalhar de maneira gradativa a melhor compreensão sobre eles.

Além de aspectos técnicos do texto, é interessante que as questões também incluam perguntas onde os alunos poderão revelar opiniões e percepções pessoais.

O uso de imagens tende a facilitar bastante a compreensão do texto, chamando ainda a atenção dos alunos e fazendo com que desenvolvam um maior interesse para a leitura.

Entre os gêneros textuais mais indicados para esse momento, estão tirinhas, fábulas e contos, com os quais os alunos tendem a estar mais acostumados.

Nesse sentido, personagens já famosos podem ser utilizadas para gerar identificação com a turma, como é o caso da Turma da Mônica. Inclusive, pode dispor de alguns gibis físicos para incentivar a leitura durante o recreio, por exemplo.

Conseguir responder a questões mais básicas é o primeiro ponto a ser preenchido, incluindo o encontro de título e outros aspectos que formam a organização do texto.

Um ponto interessante para se ter em vista é que as atividades devem ser devidamente corrigidas, preferencialmente incentivando os alunos a se comunicarem uns com os outros para o compartilhamento das respostas.

Isso vai te ajudar enquanto professor a entender quem vem tendo maiores dificuldades, bem como perceber como pode ajudar a partir das questões que causam dúvidas mais frequentes.

Já essa é uma atividade bem legal, pois o texto fala de um clube do livro. Assim, pode surgir até mesmo como uma ideia para a turma, incentivando a leitura e interpretação do que for lido.

Uma sugestão é criar um caderno de atividades para interpretação, assim poderá acompanhar de maneira mais atenta o desempenho de cada aluno, além de explorar uma maior quantidade de exercícios.

Atualizado em: 24/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português