O que é Xenofobia?

A xenofobia é definida como a desconfiança, temor ou hostilidade ao que é estrangeiro ou considerado forasteiro. A xenofobia é um preconceito social bastante frequente em migrações, especialmente nos últimos tempos, devido à crise de refugiados da Síria.

Em geral, está ligada ao desconhecimento sobre o outro e também a estereótipos que só servem para endossar o preconceito contra certos grupos.

Violência ou guerra no país de origem, além da busca por melhores oportunidades, são algumas das explicações para as pessoas deixarem a sua terra natal.

Em algumas situações, a xenofobia pode estar associada a um transtorno psiquiátrico.

Exemplos de xenofobia

A xenofobia pode ser exercida por meio de ações discriminatórias ou crimes de ódio. Um exemplo possível seria uma aversão dos franceses contra o povo árabe que vive naquele país.

Dependendo do grau de xenofobia, os grupos que guardam preconceito podem até mesmo partir para a lesão corporal de quem for alheio a sua cultura.

Xenofobia enquanto transtorno psiquiátrico

Quando vista sob a ótica da doença, a xenofobia seria caracterizada pelo medo extremo de entrar em contato com algo que foge à naturalidade. Usualmente, pessoas que carregam algum trauma gerado por situações desconhecidas podem desenvolver esse tipo de xenofobia.

O diagnóstico é dado quando se percebe angústia, ansiedade e afastamento social nesse tipo de paciente.

Xenofobia ou discriminação?

É preciso salientar a diferença entre xenofobia e discriminação. As pessoas podem levar essa conduta por divergências ideológicas, culturais ou mesmo políticas.

A discriminação racial também é algo diferente de xenofobia. Para se ter uma ideia, pessoas da mesma raça podem ter ódio ao estrangeiro.

Nesse caso, o racismo é principalmente caracterizado pela errônea ideia de que uma raça possa se sobrepor à outra.

Atualizado em: 14/08/2019 na categoria: Geografia Geral