Geografia Geral

Camadas da Atmosfera

A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Parte gasosa da Terra, a atmosfera é uma estrutura fundamental para a manutenção da vida terrestre, livrando o planeta dos fragmentos à deriva no espaço (meteoritos). …

Migração Temporária

Migração temporária é um tipo de migração no qual as pessoas moram por períodos predeterminados em uma outra cidade, estado ou país com objetivo de trabalhar ou estudar. Boias-frias e intercambistas são alguns exemplos de pessoas que fazem migração temporária. …

Migrações Sazonais

As migrações sazonais são feitas de acordo com as estações do ano. Os agricultores ou trabalhadores rurais migram de um lugar para o outro com a intenção de dar continuidade às suas colheitas. A principal razão das migrações sazonais é …

Movimentos Separatistas

Os movimentos separatistas são mobilizações que buscam a independência de determinados territórios, sejam no Brasil ou no mundo, por razões econômicas, políticas, religiosas ou culturais. Na prática, os movimentos separatistas causam a desintegração de parte do território nacional, que passa …

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é a facilidade de deslocamento da população e produtos em uma cidade para desempenhar as atividades econômicas e sociais. A avaliação da mobilidade urbana leva em consideração aspectos como a organização territorial, o fluxo de transporte de pessoas …

O que é Xenofobia?

A xenofobia é definida como a desconfiança, temor ou hostilidade ao que é estrangeiro ou considerado forasteiro. A xenofobia é um preconceito social bastante frequente em migrações, especialmente nos últimos tempos, devido à crise de refugiados da Síria. Em geral, …

Xenofobia no Brasil

A xenofobia no Brasil costuma ser manifestada em relação a outros povos tidos como “inferiores” em relação a esse país. Um exemplo de xenofobia no Brasil é a celebração dos povos europeus, enquanto haitianos, venezuelanos ou sírios – que enfrentam …

Funções da Atmosfera

A função da Atmosfera no planeta terra é fundamental pois, além de nos proteger, possibilita condições ideais de temperatura e pressão que são indispensáveis para o surgimento e desenvolvimento de vida no planeta. A Atmosfera é composto de gases como …

Êxodo Rural

Êxodo rural é o nome dado ao fenômeno migratório que acontece com populações do campo que se transferem pra uma zona urbana em busca de maiores oportunidades de sobrevivência. Um dos principais motivos para o surgimento o êxodo rural foi …

Migração Pendular

A migração pendular, também conhecida como migração diária, caracteriza o percurso que muitas pessoas realizam quando deixam suas cidades rumo a outros locais, seja para trabalhar ou estudar. Nesse caso, as cidades onde essas pessoas moram são chamadas de cidades-dormitório, …

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Proteger o meio ambiente através da sustentabilidade é essencial para quem quer preservar os recursos naturais não renováveis disponíveis e garantir a qualidade de vida. A sustentabilidade é um conceito importante nos dias atuais, na medida em que defende o …

O que é Intemperismo?

O intemperismo ou meteorizarão, como também é conhecido, é o processo que envolve alteração química ou física de rochas para formação do solo e desenho do relevo. Fatores como o clima e o relevo interferem muito no processo de intemperismo, …

Êxodo Urbano

Êxodo Urbano é um fenômeno de migração que acontece nos grandes centros urbanos, a população em busca de tranquilidade e qualidade de vida se transferem para cidades menores e afastadas dos grandes centros urbanos industrializados. Com o constante investimento industrial …

Transição Demográfica

O conceito de transição demográfica é usado para se referir à dinâmica do crescimento populacional, que se deu em função dos avanços em campos como medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias e taxas de natalidade, entre outros aspectos. Dois fatos …

Uso e Ocupação do Solo

A ocupação e uso do solo é o processo pelo qual os humanos tomam um espaço geográfico e realizam suas atividades nele, modificando a paisagem inicial. Isso gera impactos no ecossistema, perda de biodiversidade e poluição do ar, além de …

Teoria das Placas Tectônicas – Deriva Continental

As placas tectônicas ou placas litosféricas são blocos gigantescos e delimitados que constituem a litosfera, camada sólida externa da Terra. A teoria da deriva continental e das placas tectônicas afirma que há mais de 200 milhões de anos todos os continentes formavam um …

Erosão Pluvial

A erosão pluvial é o tipo de erosão do solo causada pela água das chuvas. A chuva é um fenômeno natural que ocorre no mundo todo, mas isso não significa que ela não possa causar alguns problemas. A chuva em …

Intemperismo e Erosão

Através da combinação das ações do intemperismo e da erosão é que a superfície da terra é moldada e transformada com o passar dos anos. Intemperismo é o processo pelo qual as rochas são degradadas e quebradas em partículas menores. …

Erosão Glacial

A erosão glacial é aquela erosão causada pelo gelo, seja lá em qual forme ele estiver, tanto como geleiras, ou como neve. O gelo por si só não causa a erosão do solo. A erosão glacial só acontece devido à …

Erosão Fluvial

A erosão fluvial é aquela causada pelas águas dos rios no solo à sua volta. É um tipo de erosão que ocorre naturalmente, devido a um curso de água constante correndo de forma linear. Ela ocorre em dois sentidos, tanto …

Como Preservar o Meio Ambiente?

Todos nós sabemos que hoje dia em preservar o meio ambiente é preciso, pois o nosso planeta está correndo muitos riscos, devido à ação exagerada do homem produzindo poluição, interferindo no habitat natural de animais e plantas silvestres, e modificando …

Erosão Eólica

A erosão eólica é o tipo de erosão do solo causada pela atividade do vento. O vento remove a camada superficial do solo, ou deforma estruturas do solo quando está muito forte. Ela é mais comum em regiões onde o …