Atividades com formas Geométricas para Aprender de forma Lúdica

As Formas geométricas compõem um importante assunto. Estudadas ainda quando crianças, depois elas serão uma base importante para a Geometria, assunto de Matemática que também considera as formas em seus cálculos.

Sabendo de sua importância no processo de aprendizagem, reunimos atividades e informações interessantes sobre, confira logo abaixo:

Como ensinar sobre as formas Geométricas?

A ludicidade é a melhor maneira de trabalhar o assunto das formas geométricas, principalmente levando em consideração que esse assunto é voltado ainda para a educação infantil, e uma boa maneira de conseguir o foco das conquistas é fazendo com que as atividades sejam divertidas.

Para isso, é interessante usar atividades para colorir e aquelas que desafiam as crianças, como as que pedem para que encontrem as figuras em meio a desenhos, o que pode promover ainda a interação com os colegas.

Veja Também: Formas geométricas: Nomes e detalhes

Além das atividades em si, é possível usar materiais externos para criar formas, a exemplo de copos, caixas e muitos outros materiais, assim ainda é exercitada a criatividade de cada aluno de forma bem legal.

Atividades com formas Geométricas

Confira abaixo nossa seleção de atividades que ajudam a colocar em prática os pontos anteriormente elencados de forma simples e efetiva, dando maiores chances de sucesso ao aprendizado:

Esse é um tipo de jogo divertido, onde de forma lúdica é possível treinar se os alunos realmente entenderam o nome de cada figura.

Já nesse caso os nomes já são inclusos, então é preciso apenas desenhar, algo igualmente divertido e importante para reconhecer cada forma.

A descrição das figuras também é essencial, assim entende-se as características pelas quais cada uma delas se diferencia.

Quando houver tempo, é interessante que se passe mais de uma atividade, assim a fixação do aprendizado ocorre de múltiplas maneiras.

Inclusive, essa é uma opção para ser feita em casa, pois pode ser feita rapidamente e de forma divertida, sobretudo com o acompanhamento dos responsáveis.

A partir do uso de diferentes formas, é possível exercitar esse assunto com pinturas, o que interessa as crianças.

Já nesse modelo de atividade elas podem se sentir desafiadas, já que é fundamental entender as formas para pintar o boneco corretamente.

A percepção visual também é importante, e com certeza ajuda a entender melhor sobre o assunto em questão.

Essa é uma outra opção que envolve o uso de cores, além de usar as formas geométricas como parte de um desenho criativo.

Repetir o desenho das formas anteriormente traçadas vai ajudar a entender como colocar as figuras em prática depois, sem auxílios.

Atualizado em: 05/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática