Atividades sobre Família

A família tende a ser a principal base da nossa vida, tanto pela convivência frequente quanto pelos sentimentos que envolvem essa relação. Diante disso, independente do formato de família que se tenha, ela acostuma ser muito importante.

Então, para tornar o assunto presente em sala de aula, trouxemos abaixo Atividades sobre Família para você imprimir e incluir no seu plano de aula, além de trazer maiores informações sobre como fazer isso, olha só:

O que trabalhar no tema família?

Ao falar sobre família, alguns pontos servem como base para o tema, incluindo o respeito com relação as diferenças, já que família pode ser ou não de sangue, além das tantas possíveis configurações que podem apresentar.

Ou seja, essas atividades tendem a funcionar para todos, independente da família que possuam. Além disso, é possível falar sobre valores, sentimentos e relação de ajuda que devemos estabelecer com essas pessoas.

Essa é ainda uma excelente oportunidade para que possa aprender mais sobre a sua família, o passado dela e histórias interessantes que em algum momento podem até mesmo ser contadas para os colegas e professores.

Qual a importância de falar sobre família em sala de aula?

Sabemos que a relação entre escola e família é essencial para o sucesso do processo de aprendizagem, e alinhar isso juntamente com as crianças é muito importante, fazendo com que naturalmente essa relação possa se fortalecer.

Assim, ao falar sobre família em sala de aula, poderá fazer com que haja uma maior ligação com ela fora do ambiente escolar, ajudando a entender a formação que possui, suas peculiaridades e demais detalhes que possam surgir de maneira interessante.

Com isso, poderá entender acerca de memórias, valores e aprender mais com quem está próximo a si.

Atividades sobre Família

1. Após falar sobre o tema em sala de aula, é interessante propor atividades com a turma para perceber se os conceitos trazidos foram devidamente compreendidos.

2. Diante disso, pode trabalhar os conceitos mencionados de maneira lúdica, especialmente com jogos que desafiam as crianças como um labirinto.

3. A família se refere ao grupo de pessoas mais próximo da gente e cada um pode ter sua própria configuração em casa. Entender isso é bastante interessante!

4. A partir do exemplo, é possível entender sobre um modelo familiar. Posteriormente, os alunos terão uma base maior para falar das suas próprias famílias.

5. Para usar a criatividade, atividades para colorir são bem-vindas! Nesse caso, uma linda família deve ganhar cores de acordo com o desejo de cada criança.

6. É bem legal quando essas atividades são feitas em sala de aula, mas enviadas para casa. Com isso, poderão ser mostradas a cada membro da família.

7. Na educação infantil, o assunto pode estar associado a outro tema, como nesse caso onde exercita o conhecimento acerca dos numerais.

8. Outra forma de ligar assuntos distintos é com a ideia proposta nessa atividade, que é responsável por incentivar a escrita.

9. Além de colorir, conforme ideias que já foram trazidas, pode solicitar que os alunos façam seus próprios desenhos desde o início.

10. Ao invés de desenho, também pode solicitar fotografias. Assim, toda a turma poderá conhecer a família dos seus coleguinhas.

Atualizado em: 26/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização