Atividade de Artes: O que fazer na aula e Atividades prontas

A Arte é um assunto plural e que em muitos momentos reflete o próprio momento histórico, mas antes disso ser compreeendido, em uma fase onde trabalhamos com crianças, é preciso explicar para elas todas as possibilidades que a arte nos trai.

Essa é uma maneira de explorar a criatividade delas e também explicar sobre tons. Para esses e outros pontos que podem ser trabalhados, confira ideias de Atividade de Artes para incluir no seu plano de aula:

O que fazer na aula de Artes?

Como citamos a pluralidade da Arte, há também muitas possibilidades envolvendo as aulas da disciplina. De forma geral, o importante é usar a criatividade e gerar momentos lúdicos sem que perca o foco do aprendizado.

Entre nossas sugestões, além das atividades impressas, estão também momentos de interação com os coleguinhas e consigo mesmo, sendo possível organizar atividades como a dança, teatro, música e desenhos.

Mas além desses momentos mais divertidos, é preciso entender sobre as cores e suas classificações, já que podem ser tanto frias quanto quentes, serem complementares ou não, dentre tanto outros fatores.

Para isso, pode pensar em aulas práticas voltadas para a experimentação de combinações. A tinta guache não gera manchas então pode ser uma boa ideia, facilitando o uso e também a limpeza depois, já que durante o processo essa não deve ser uma preocupação.

Atividades de Artes

1. Nesse caso, a ideia é que os alunos façam uma pintura guiada, reconhecendo as limitações de cada elemento e fazendo uso das cores corretas de acordo com a numeração especificada.

2. Conforme mencionamos, as cores primárias são um dos assuntos ao longo dessa fase. E é claro, entendendo sobre elas se torna possível gerar outros diversos tons.

3. Outra especificação das cores diz respeito a sua temperatura. Por exemplo, as cores quentes são, por exemplo, o amarelo, laranja e vermelho.

4. Não esqueça também de usar atividades voltadas para os tons mais frios como o verde, roxo e azul. Entender sobre essas possibilidades de forma individual, em atividades diferentes, ajuda bastante na compreensão.

5. Ainda é possível e bem interessante testar novas possibilidades de fazer arte, incluindo recorte, colagem e o conhecimento de novas texturas. Considere apenas que para uma atividade como essa, será preciso ter mais tempo de aula.

6. Essa é uma outra atividade que mistura colagem com pintura, e dessa vez ainda é possível pensar como representar itens diferentes com materiais próximos.

7. Assim, é possível trabalhar aspectos como a coordenação motora, criatividade e imaginação, aspectos fundamentais para se compreender e praticar a arte.

8. Visualizando um desenho, é possível em formas de reproduzí-lo, seguindo linhas e formas diferentes que são muito usadas em diversas artes.

9. Deixe também os alunos mais livres para fazerem seus desenhos. Nesse caso, vão precisar apenas pensar em quais elementos estão presentes no fundo do mar.

10. É comum que essas atividades sejam feitas na própria sala de aula por conta dos materiais necessários e sujeira, o que nem sempre é  bem-vindo em casa.

Atualizado em: 04/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Artes