Atividade de Artes para 5º ano

A disciplina de Artes é muito importante para o nosso desenvolvimento ainda quando crianças, sendo possível entender sobre tendências artísticas, mas também explorar a nossa própria criatividade ao mesmo tempo em que aprendemos.

Sabendo disso e buscando levar uma maior facilidade para a confecção dos seus planos de aula, separamos abaixo atividades prontas e dicas que podem colaborar com isso. Confira:

O que trabalhar em Artes no 5º Ano?

Durante o 5º Ano. são trabalhados diversos assuntos ligados a disciplina de Artes, a exemplo do movimentos como o Cubismo, que já nos permite entender sobre tendências artísticas, métodos de produção e formas diferentes de exploração da criatividade.

Além disso, é nesse mesmo momento em que se conhece alguns dos gêneros mais populares de Artes, se tornando possível criar uma rica introdução sobre o tema a partir de classificações como retrato, paisagem e natureza morta, dentre outras.

É claro, vale ainda frisar o quanto é positivo que os temas trabalhados nesse momento permitam a produção dos alunos, o que pode ser feito a partir de desenhos e colagens, sem deixar de lado atividades que exigem resposta escrita também.

Veja Também: Atividade de Artes para 4º ano

Atividades de Artes para 5º Ano

Agora, confira as atividades que reunimos aqui, pensadas para facilitar o aprendizado e contribuindo para que ele seja também muito interessante e divertido:

As cores podem ser assunto de Artes desde o 4º ano, mas é no 5º Ano que se torna mais recorrente, nos permitindo entender sobre seus diversos tipos e classificações.

Já essa é uma atividade sobre o Cubismo, estilo aderido por muitas artistas, fazendo com que seja importante reconhecê-lo por meio das características apresentadas.

Outro tipo de Arte é a rupestre, que dialoga com assuntos de História e evidencia a possibilidade de criar Artes funcionais.

Para fugir do óbvio, também organizamos atividades que devem ser feitas manualmente, onde o papel servirá apenas para guiar a proposta.

Mesmo que não se tenha aptidão para a arte de desenhar, essa atividade é bem simples, e busca fazer com que os alunos retratem um desenho de paisagem da sua própria maneira.

Nesse momento, também se passa a entender que a escolha de tons não acontece aleatoriamente, representando harmonia a partir da relação entre as cores.

Assim, trouxemos ainda outra atividade contendo cores frias, sendo possível utilizá-la para retomar o tema em uma espécie de revisão.

Com essa atividade, as cores podem ser usadas de forma mais livre, desde que se tenha em vista aquelas que são consideradas primárias.

Analisar obras também é algo muito legal, podendo fazer com que todos os alunos participem e opinem, construindo e direcionando o pensamento;

A mesma análise também ocorre nesse caso, mas dessa vez com um outro autor.

Atualizado em: 03/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Artes