Atividades de Matemática para 5º Ano

Para absorver melhor os conhecimentos e retirar possíveis dúvidas, os exercícios são essenciais, tanto aqueles que são resolvidos em sala de aula quanto os que são enviados para casa, principalmente na disciplina de Matemática que demanda bastante treino.

Sabendo disso e buscando te ajudar a organizar melhor esse conteúdo e suas aulas, reunimos abaixo opções já prontas para imprimir de Atividades de Matemática para 5º Ano, além de dicas sobre o que trabalhar nesse período, confira:

O que ensinar de Matemática para o 5º ano?

Um dos principais assuntos trabalhados em Matemática durante o 5º ano são as operações matemáticas da Multiplicação e Divisão, temas recorrentes também em outros anos, o que faz com que precisem construir uma base forte ainda nesse período do Ensino fundamental.

Mas há ainda outros temas importantes a serem vistos nesse momento, sendo possível citar como exemplo as unidades de medida, algarismos romanos, números decimais e por extenso, dentre outros.

Uma dica é que ao final de cada aula seja passada uma atividade, mesmo que simples. Com isso, os alunos irão passar a estudar naturalmente, adquirindo esse hábito que ajuda bastante nos resultados obtidos na escola.

Veja Também: Atividades de Multiplicação para 5º Ano

Atividades de Matemática para 5º Ano

1. É interessante que nesse período os alunos precisem resolver situações, sem visualizar a operação de forma tão direta e precisando também fazer a interpretação da mesma.

2. As atividades também fazem com que os professores possam acompanhar o resultado dos alunos, percebendo possíveis dúvidas a serem retiradas e melhorando o rendimento geral.

3. Um mesmo exercício pode ainda ter mais de uma questão, principalmente se os casos tiverem ligação entre si, o que facilita a conexão entre os problemas para uma melhor resolução deles por parte dos alunos.

4. Aprender os séculos é assunto que também podemos ver na História, mas em Matemática é igualmente importante por conta dos algarismos romanos, conforme exercício proposto por essa atividade.

5. Há também opções de cálculos mais diretos, onde a resolução pode ser feita mais simples sem demandar interpretação. É uma boa ideia para introduzir o assunto.

6. Diferentes unidades de medida e grupos para os números são estudados nesse momento e devem ser exercitados, abrangendo todas as possibilidades que os numerais nos trazem no dia a dia.

7. A análise dos números demonstra se os alunos estão realmente entendendo sobre o que eles representam a partir de valores. Com isso, pode propor situações como essa nas atividades selecionadas.

8. Outro uso recorrente das atividades é como revisão, assim elas podem ser respondidas com toda a turma antes de atividades avaliativas para que os alunos sejam melhor preparados para ela.

9. Aproveite ainda para retomar assuntos anteriores, como a presença dos sinais de maior, menor e igual que foram anteriormente vistos e podem voltar agora para uma revisão do conhecimento.

10. As horas são vistas de forma mais rápida no cronograma do 5º ano mas também estão presentes, sendo muito importantes para situações diárias.

Atualizado em: 17/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática