» » Doenças Causadas por Vírus

Doenças Causadas por Vírus

As principais doenças causadas por vírus são gripe, dengue, catapora, AIDS e as hepatites A, B e C. As doenças virais tem sintomas muito comuns e podem ser prevenidas através de vacinas, assim como doenças bacterianas.

O próprio sistema de defesa do nosso organismo combate sozinho os vírus causadores de doenças mais simples. O mais importante a ser feito é repousar e beber muito líquido para que o corpo tenha condições de combater a doença em questão, exceto as doenças que devem ser tratadas com antivirais, como AIDS e as hepatites B e C em suas formas graves.

Mais Sobre esse Assunto:

Características dos Vírus

Introdução à Citologia

Os Anticorpos

5 Doenças Causadas Por Vírus

As principais doenças causadas por vírus são:

GRIPE

O vírus da gripe é o influenza. Ele é transmitido pelo ar, através da tosse, espirro e até mesmo gotas de saliva expelidas ao falar. O contato com superfícies de objetos que estejam contaminadas também é outra possibilidade de transmissão do vírus.

  • Sintomas: Dor de cabeça, febre, congestão nasal, tosse, dores por todo o corpo e garganta inflamada são os sintomas mais recorrentes;
  • Como tratar: É preciso tomar analgésicos e anti-inflamatórios sob a orientação médica, repousar bastante e beber muito líquido;
  • Como prevenir: Tomar a vacina contra a gripe, lavar sempre as mãos, comer alimentos ricos em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e evitar o contato com pessoas infectadas são maneiras de prevenir a gripe.

DENGUE

O vírus da dengue é um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

  • Sintomas: Febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nos músculos, perda do apetite, tonturas, náuseas, vômitos, extremo cansaço e também o aparecimento de manchas vermelhas na pele são sintomas da dengue;
  • Como tratar: Fazer o uso de paracetamol ou dipirona sob uma orientação médica é bom para diminuir a febre e as dores. Além disso, repousar e beber muita água. Para os casos de dengue hemorrágica, o tratamento é feito através de fluidos intravenosos ou transfusão sanguínea realizado em clínicas ou hospitais;
  • Como prevenir: Tomar a vacina da dengue, cobrir piscinas, poços e caixas d’água, manter garrafas e baldes virados para baixo e evitar qualquer acúmulo de água que propicie a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

CATAPORA

A catapora é causada pelo vírus Varicela Zoster e transmitida através da tosse, espirro, saliva e compartilhamento de objetos que estejam infectados pelo vírus.

  • Sintomas: Bolhas vermelhas por toda a pele, coceira, febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de barriga e perda de apetite;
  • Como tratar: O medicamento mais recomendado para tratar a catapora é o Aciclovir. Para diminuir a dor e a febre é recomendado o uso de analgésicos como o Paracetamol e para aliviar a coceira é preciso usar antialérgicos, como o Polaramine. Além disso, beber muito líquido, usar roupas finas e folgadas e tomar 2 a 3 banhos com água morna por dia são alguns cuidados para tratar a catapora;
  • Como prevenir: Tomar vacina contra a catapora é a forma mais eficiente para se prevenir dela. Outros cuidados são evitar o contato com pessoas infectadas e manter o sistema imunológico fortalecido.

AIDS

A AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), transmitido pelo sangue, esperma, secreções íntimas, leite materno ou transfusão de sangue contaminado.

  • Sintomas: Os primeiros sintomas da AIDS são tosse seca, mal-estar, febre, furúnculos, nódulos e dor de garganta. Depois de um tempo vão aparecendo sintomas como emagrecimento, diarreia, suores noturnos e baixa imunidade no estado mais avançado, que enfraquece o organismo e permite o surgimento de outras doenças;
  • Como tratar: O tratamento mais eficaz para a AIDS é o coquetel antiaids composto por remédios antivirais que é distribuído gratuitamente pelo Governo, onde os medicamentos reduzem a carga dos vírus e ajudam a reconstituir o sistema imunológico, já que não há cura para a AIDS ainda;
  • Como prevenir: Usar preservativos nas relações sexuais, fazer teste prévio de sangue a ser transfundido, usar seringas e agulhas descartáveis e qualquer outro material que tenha contato com sangue de diversas pessoas são algumas formas de prevenção contra a AIDS.

HEPATITE A, B e C

O vírus da hepatite A é transmitido por falta de higiene, principalmente pela via oral ou fecal. Já o vírus da hepatite B e C é transmitido principalmente pelo contato sanguíneo, através de materiais contaminados ou de uma mãe portadora do vírus para o seu bebê.

  • Sintomas: Enjoo, pele e olhos amarelados, dor de cabeça, dor nos músculos e articulações, fezes claras, urina escura e dor abdominal da região superior direita;
  • Como tratar: Os médicos indicam repouso, beber muito líquido e se alimentar bem, principalmente nos casos da hepatite A. Nos casos das hepatites B e C, o tratamento é feito também com medicações específicas, como o interferon alfa (injetável) e antivirais;
  • Como prevenir: Tomar vacinas, ter bons hábitos de higiene, não compartilhar objetos que envolvem o risco de contato sanguíneo e sempre usar preservativo durante as relações sexuais são algumas formas de prevenção.

Transmissão, Sintomas, Tratamento e Prevenção de Doenças Causadas por Vírus

A transmissão de doenças causadas por vírus geralmente acontece através de vetores, como mosquitos, de uma pessoa para outra ou por meio de alimentos e objetos contaminados.

Dor de cabeça, dor no corpo, febre, falta de apetite, indisposição, enjoo e vômito são os sintomas mais comuns e por serem muito recorrentes em todas as doenças virais, isso às vezes dificulta o diagnóstico rápido da pessoa.

Para o tratamento das doenças virais no geral, os médicos recomendam o uso de medicamentos para aliviar as dores, a febre e os enjoos, além de repouso, consumo de muita água e boa alimentação.

O nosso corpo já produz anticorpos que irão combater essas doenças, por isso esses são apenas alguns cuidados que auxiliarão no processo. Mas em alguns casos, como a AIDS, catapora e a hepatite B e C, remédios antivirais podem/devem ser utilizados.

No geral, para prevenir doenças causadas por vírus é importante manter as vacinas sempre em dias, lavar bem as mãos, manter os cuidados higiênicos no geral, ter uma boa alimentação para fortalecer a imunidade e não compartilhar objetos que entram em contato com o sangue ou com secreções do paciente infectado.

Doenças Causadas por Vírus e Bactérias

Vírus e bactérias são os principais responsáveis por doenças infecciosas. As mais comuns são gripe, dengue, hepatite, AIDS, caxumba, sarampo, cólera e varíola.

Tanto as doenças virais quanto as bacterianas possuem os mesmos sintomas na fase inicial, como febre, náuseas, dores, diarreia e mal-estar, mas à medida que vão se desenvolvendo podem ir aparecendo sintomas mais específicos para cada um.

No caso das viroses, o tratamento indicado é repousar e fazer o uso de medicações que aliviem os sintomas, como antitérmicos e analgésicos. Já no caso de doenças bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos.

Manter ambientes limpos e arejados é muito importante para que doenças causadas por vírus e bactérias não se manifestem, já que os vírus são transmitidos principalmente pelo ar através da tosse e espirros. Quando mais arejados os ambientes forem menos concentrados os vírus ficarão no ambiente.

Além desses cuidados, é preciso sempre usar preservativo nas relações sexuais, ter uma boa alimentação, beber água potável e manter os cuidados gerais de higienização.


Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Biologia