» » Quais são as Características do Fascismo?

Quais são as Características do Fascismo?

As características do fascismo incluem o totalitarismo, nacionalismo, militarismo, censura e antissocialismo, além de:

  • Propaganda forte;
  • Perseguição e violência contra as minorias;
  • Exaltação à força física.

O fascismo foi uma ideologia que surgiu entre as décadas de 1920 e 1940 após o término da primeira guerra mundial. O sistema econômico, político e social ganhou muita força entre os países que estavam em crise após a primeira grande guerra (Itália e Alemanha), tendo como grandes representantes Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, na Alemanha.

Principais características do fascismo

O sistema fascista era um sistema totalitário, ou seja, concentrava todo o seu poder nas mãos de um único líder de governo. Esse líder tinha livre poder de decretar leis ou tomar qualquer decisão sem consultar os políticos ou a população do país.

Além disso, pregava o nacionalismo exacerbado, a exaltação do país, de seu povo e sua cultura ao extremo, com a consequente exclusão daqueles que não eram pertencentes ao sistema.

Havia grandes investimentos em armamento bélico, no âmbito militar, e também se cultuava a força física, onde desde novos, os cidadãos eram treinados e preparados para eventuais guerras.

Seus líderes defendiam amplamente o regime capitalista de forma conservadora e antissocialista. Essa defesa era tão ampla que alguns banqueiros, ricos e comerciantes apoiaram a ideologia fascista na época.

Promovia-se, também, a perseguição e a violência contra partidos e pessoas de esquerda, aplicando-se a censura para barrar a veiculação de qualquer notícia contrária aos ideais do fascismo, que tinha uma forte propaganda através de rádios, revistas, cinema e até desfiles militares.

Seus líderes investiam muito na divulgação de suas ideias e jeitos de pensar, fazendo questão de que todos os cidadãos do país entendessem e partilhassem de seus pensamentos.

Atualizado em: 13/06/2018 na categoria: História Geral