Exercícios de Equação do Primeiro grau

Quando falamos em Equações do 1º grau, estamos nos referindo a sentenças matemáticas que revelam a posição de igualdade que determinados termos podem apresentar entre si, necessitando de um cálculo para suas resoluções.

Esse assunto é muito importante e serve como base para muitos outros, então organizamos abaixo Exercícios de Equação do Primeiro grau e algumas dicas para que possa resolvê-los, assim conseguirá entender melhor sobre ele. Confira:

Como resolver exercícios de equação do 1º grau?

Uma Equação do 1º grau pode contar com a presença tanto de elementos conhecidos quanto desconhecidos, havendo uma fórmula geral que nos guia na resolução desses problemas. Então, já anote aí a seguinte fórmula:

• ax + b = 0

Esse é o modelo utilizado para equações de 1º grau que contam somente com uma incógnita. Diante disso, é preciso mantê-la isolada para realizar o cálculo. Assim, isolando o X e subtraindo o B em ambos os lados da equação, temos:

• ax + b – b = 0 – b

Ou seja, temos que ax = – b. Após isso, basta seguir com um cálculo de divisão simples para chegar ao resultado.

Exercícios de Equação do Primeiro grau

1. É comum que esse assunto seja visto ainda no 7º ano do Ensino fundamental, ainda que posteriormente possam ser feitas revisões quanto a ele para retomar o conhecimento acerca do mesmo.

2. Isso porque o tema acaba sendo constantemente cobrado em provas de vestibular, exigindo o conhecimento prévio sobre ele.

3. Nessas questões, por sua vez, além de entender sobre a fórmula geral de resolução do assunto, é preciso conseguir interpretar aquilo que é solicitado.

4. Digo isso por ser comum que os vestibulares sejam repletos de textos que podem confundir o aluno, fazendo com que seja essencial trabalhar com eles questões que seguem esse formato.

5. Dessa forma, os exercícios passando em sala de aula funcionarão também como um preparatório para provas posteriores, fazendo com que estejam preparados quando chegar o momento de passar por elas.

6. Mas é claro, a princípio é importante que os exercícios sejam mais simples, especialmente indo direto ao ponto para fazer os alunos o compreenderem melhor.

7. Algo que também ajuda nesse sentido é corrigir todas as atividades juntamente com a turma, tanto aquelas que são enviadas para casa quanto as que são respondidas em sala de aula.

8. Vale reafirmar ainda a importância das atividades para o entendimento da Matemática, disciplina que exige muita constância ao longo da etapa de estudos,

Atualizado em: 25/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática