Exercícios de Potenciação e Dicas para resolver

A Potenciação é um assunto muito importante que costuma ser visto no 7º ou 8º ano do Ensino Fundamental, além de poder ser revisado já no Ensino Médio, já que são comuns as questões envolvendo o assunto em provas de vestibular.

Sendo assim, para compor a parte de atividades que é essencial para aprender Matemática, reunimos abaixo Exercícios de Potenciação, além de algumas dicas acerca do tema. Confira:

Quais são as 5 propriedades da potência?

Antes de conferir os exercícios para serem resolvidos, é importante que tenha em vista as principais características da Potencialização, começando pelas suas propriedades, que são cinco e nos ajudam a entender como efetivar a resolução dos problemas.

Nesse sentido, as cinco propriedades para ter em vista são as seguintes:

  • Multiplicação de potências de mesma base;
  • Divisão de potências de mesma base;
  • Potência de potência;
  • Potência de um produto;
  • Potência do quociente.

Como fazer potenciação?

Basicamente, existem dois principais elementos em um cálculo de potenciação, sendo eles a base, que é o número colocado abaixo, e o expoente, representado pelo número que é inserido em uma posição mais alta.

Sendo assim, podemos compreender que o expoente define a repetição realizada pela base. Ou seja, em uma questão onde 8 (base) está elevada a 3 (expoente), podemos entender que a forma de fazer é a seguinte:

  • 8 x 8 x 8

O resultado da multiplicação acima é 512, então esse é o valor da potência.

Exercícios de Potenciação

1. Independente do momento em que esteja vendo o assunto de Potenciação, nossa dica é que possa se preparar com questões que já estiveram anteriormente presente em provas de vestibular.

2. Essa é uma maneira bastante inteligente de se preparar para elas, visto que vai conseguir ter uma noção da abordagem e claro, do nível de dificuldade ao qual precisa atender.

3. Além disso, ainda que a Matemática seja uma matéria exata, a prática de exercícios ajuda bastante no que diz respeito a fixação do assunto, colaborando para que consiga entender melhor como resolver os problemas.







4. Sendo assim, essas atividades podem ser resolvidas tanto em sala de aula quanto em casa, gerando um momento diário de estudos que ajuda a perceber dúvidas e também resolver as mesmas.







5. Uma dica é manter sempre papéis próximos ao responder essas questões. Um deles deve ser usado para os cálculos e outros para anotar dúvidas, gerando um acompanhamento acerca delas.

6. Listas mais completas como essa são, inclusive, uma ótima opção para ser utilizada como revisão. Dessa forma, antes de avaliações importantes, você irá conseguir se preparar.

7. E é claro, quando ainda estiver se inteirando com relação ao assunto, é interessante que possa optar por resolver as questões mais simples e objetivas, que demandem um cálculo menor.







8. Conforme as aulas forem acontecendo, o ideal é que aumente a dificuldade das questões, usando números maiores que revelam uma maior complexidade diante do problema.







9. E não se esqueça de revisar a multiplicação! Ainda que seja uma operação básica, ela é fundamental para a potenciação, merecendo uma maior atenção da sua parte caso sinta necessidade dessa revisão.

10. Esperamos que as atividades dispostas aqui tenham te ajudado a chegar a um bom resultado quanto aos seus conhecidos, não deixe de exercitá-lo!







Atualizado em: 26/01/2024 na categoria: Atividades, Matemática