Atividades sobre Pré-História

Há muitas temáticas tratadas de forma recorrente em provas de História, estando entre as principais delas o período denominado de Pré-História, que tende a ser formalmente estudado a partir do 6º ano.

Assim, para complementar os planos de aula nesse momento e também já no ensino médio, quando ele é retomado para uma melhor preparação para vestibulares, confira abaixo Atividades sobre Pré-História que podem abranger melhor os conhecimentos sobre:

O que é o período da Pré-História?

Conceituado temporalmente entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C., a Pré-História é o período a partir do qual estudamos os primeiros povos e seus comportamentos, inclusive com base nas mudanças realizadas pelos mesmos ao longo do tempo.

Inclusive, é interessante mencionar que junto com o surgimento dos primeiros homens, surgiram também as primeiras formas de comportamento no que diz respeito a intenção, sociabilidade, trabalho e muitas outras áreas.

Diante disso, foi preciso organizar o momento em três fases para tratar de suas características mais específicas, sendo elas as seguintes:

• Paleolítico – Idade da Pedra Lascada;
  • Neolítico – Idade da Pedra Polida;
  • Idade dos Metais.

A cada uma dessas fases, puderam ser percebidas evoluções consideráveis, a exemplo da descoberta do fogo no Neolítico e do uso de metal para a confecção de ferramentas durante a Idade dos Metais.

Porque se chama Pré-História?

O período leva o nome de Pré-História por se referir a tudo aquilo que ocorreu antes do advento da escrita, ou seja, os homens pré-históricos ainda não conheciam a escrita e não tinham desenvolvido um método para tal.

Isso tem levantado constantes discussões entre os historiadores, já que existem outros métodos de análise histórica, a exemplo das fontes imagéticas que estiveram muito presentes neste momento através das pinturas rupestres.

Dessa forma, o período em pauta também faz parte da História, não devendo ser analisado como algo a parte dela pela falta de documentos escritos e formais como estamos acostumados a ver hoje.

Exercícios sobre Pré-História:

Os exercícios são uma maneira de fixar melhor os conhecimentos obtidos em sala de aula, criando momentos de estudo onde dúvidas também podem ser melhor percebidas.

Inclusive, é comum que vestibulares como o ENEM e tantos outros abordem o tema em suas provas. Por isso, usar de questões que já foram usadas nesse sentido são uma boa sugestão.

Isso porque, a partir desse uso, é possível deixar os alunos mais treinados para esse modelo de questão, onde as alternativas precisam ser cuidadosamente analisadas.

Assim, além do próprio sentido da Pré-História, é possível trabalhar de forma mais específica as suas fases, conceituadas a partir de avanços que as diferenciam.

Inclusive, os períodos individuais desse momento estão constantemente em questões, por isso é fundamental que ao final do assunto os alunos já sejam capaz de conceituá-los.

Uma forma interessante de trazer os exercícios para sala de aula é com exemplos práticos e próximos da sua expressão atual, citando locais e imagens onde a pintura rupestre aparece.

Alguns comportamentos desses povos ganham ainda mais destaque, a exemplo do Nomadismo. Ligado a isso, é uma questão que pode ser melhor discutida com os alunos.

Já para o 6º ano, momento inicial de explicação sobre o tema, é interessante que faça uso de questões mais simplificadas, principalmente nas primeiras atividades sobre o tema.

Falando sobre Pré-História, também acabamos refletindo sobre a evolução humana, tanto cronologicamente quanto a aparência do homem, aspectos que podem ser melhor trabalhados em sala de aula.

Como a pintura rupestre está entre as formas de arte mais antigas das quais se tem registro, é interessante que a partir dela busque gerar uma capacidade interpretativa nos alunos, para entender aquilo a que se referem e sua importância.

Atualizado em: 26/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de História