Atividade de leitura: Confira dicas e Atividades prontas

Ler é uma das práticas mais essenciais tanto nas escolas quanto fora delas, pois a partir disso podemos trabalhar o conhecimento das palavras, interpretação de textos e até mesmo adquirir uma melhor oratório.

Sabendo de todos os benefícios dessa prática, é hora de conferir logo abaixo ideias de Atividade de leitura que podem te ajudar a inserir esse incentivo a mais no seu plano de aula de uma maneira efetiva, olha só:

Como trabalhar a leitura de forma criativa?

Uma dica para que a leitura aconteça da melhor maneira em sala de aula é pensar em maneiras lúdicas de trabalhar o assunto. Dessa forma, tem que buscar fazer com que ler seja um prazer, algo positivo e não uma obrigação imposta pela escola.

Assim, pode criar espaços de leitura para serem usados inclusive durante os intervalos, gerando socialização entre alunos e fazendo com que um motive o outro a ler, buscar novos livros e conhecer históricas divertidas.

Outra possibilidade é atrelar a leitura com outras atividades, como apresentações teatrais onde os alunos precisarão retratar o que aconteceu no livro lido de forma encenada, seja com eles mesmo ou com bonecos, por exemplo.

Busque também oferecer diversas opções de livros para que cada aluno escolha aquela que mais te interessa, sem impor leituras e fazendo com que elas sejam prazerosas, um momento também de autonomia para as crianças.

Como incentivar a leitura?

Na fase em que as crianças estão aprendendo e exercitando a leitura, é também um período em que tendem a gostar bastante de jogos, atividades desafiadoras onde chegar a meta estipulada representa uma grande vitória e revela muita motivação.

Dessa forma, pode estipular que os alunos devem ler um livro por semana e fazer um rodízio entre eles, pontuando os alunos que cumpriram essa missão semanalmente e fazendo com que possa ganhar algo ao final do ano letivo, o que pode ser lembrancinhas como lápis.

Outro aspecto importante é fazer com que a família também incentive a criança em casa, por isso a leitura deve ser um tema recorrente na reunião com os pais, citando sua importância e formas de incentivá-la fora do ambiente escolar.

Atividades de Leitura

1. Fichas de organização ajudam a ter uma melhor noção do que tem sido lido, servindo até mesmo para acompanhar os livros conferidos ao longo de um certo espaço de tempo.

2. Uma forma de incentivar a leitura é fazer perguntas sobre o texto, assim terá a certeza de que ele foi lido e também bem interpretado.

3. E é claro, não basta apenas ligar as letras e palavras, elas precisam ser entendidas. Por isso, atividades simples como essa são fundamentais ao longo do processo de alfabetização.

4. Identificar os personagens com nomes permite que os alunos imaginem os mesmos, o que torna mais fácil a compreensão total do texto.

5. O interessante é que atividades com texto como essa sejam frequentes, acontecendo mais que uma vez por semana para melhores resultados a longo prazo.

6. Associado a leitura, pense também em atividades de escrita, afinal, uma coisa está aliada a outra e trabalhar as mesmas em união pode facilitar bastante o aprendizado.

7. E há sempre espaço para atividades lúdicas com imagens e jogos divertidos a serem cumpridos, o que motiva também a resposta correta da atividade.

8. Inclusive, a princípio o ideal é que não sejam dados textos longos, apenas algumas palavras já ajudam no processo de aprendizado e exercício da leitura.

9. Gradativamente, as questões podem ir se tornando mais complexas, sendo fundamental que o professor esteja ali para tirar as dúvidas que possam surgir.

10. Com o tempo, algumas atividades já poderão ser enviadas para casa, mas ainda assim o ideal é que sejam posteriormente corrigidas.

Atualizado em: 16/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português