O que é Cidadania? Descubra o que é Ser Cidadão!

Sempre ouvimos falar de cidadania, mas na hora de explicar o que ela é exatamente, bate aquela dificuldade. Em resumo, ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos, assim como deveres.

Origem:

A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Tudo começou na Grécia, onde as pessoas consideradas cidadãs eram aquelas que nasciam em terras gregas. Já em Roma, a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de alguém e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

Quais os Direitos do Cidadão?

Os direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro podem ser divididos, basicamente, em três grupos: os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (civis), os Direitos Sociais e os Direitos Políticos.

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Segundo a Constituição Federal, conjunto de regras que rege o nosso país, somos todos iguais independente de raça, religião, gênero e não devemos ser tratados diferentes por isso.

Direitos Sociais

Todos temos direitos que estão presentes na Constituição, ou seja, todos os cidadãos têm o direito à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e também à assistência aos desamparados.

Direitos Políticos

De acordo com a CF todo os cidadãos têm o direito ao voto, sendo este igualitário, além de poder se candidatar para se tornar represente político nas eleições.

 

Quer saber também exemplos de direitos e deveres, assim como a forma de se tornar um cidadão? É só clicar no vídeo que deixamos no início do post pra vocês, ele está bem completinho. Não deixem de conferir!

Atualizado em: 03/02/2021 na categoria: Geografia Geral