6 Ideias de projetos para Feira de Ciências

A Feira de ciências é um momento de interação entre os alunos, além de poder propiciar a participação dos pais e responsáveis para prestigiar os trabalhos apresentados. Assim, para te ajudar a ter ideias para esse momento, organizamos sugestões logo abaixo, confira:

Termômetro caseiro

A temperatura e sua medicação é um assunto recorrente quando pensamos na Ciência, e ainda que já hajam materiais específicos para realizar essas medições, é possível fazer o seu de forma caseira para apresentar em uma feira.

Assim, para fazer o seu Termômetro caseiro você vai precisar misturar a mesma medida de água e de álcool isopropílico em uma garrafa plástica. Uma dica é usar corante para conseguir fazer com que todos possam visualizar melhor o líquido.

Após isso use um canudo, preferencialmente transparente, que não deve tocar o fundo da garrafa. Para fechar a garrafa, pode usar materiais como argila ao redor do espaço que ficou aberto, já que a tampa comum não ia vedar de forma devida por conta do canudo.

O que vai acontecer é que a altura do líquido visível através do canudo vai variar de acordo com a temperatura, chegando a espaços maior de acordo com as temperaturas mais altas.

Vulcão artesanal

Em filmes e desenhos animados, o Vulcão é um dos projetos de ciência mais comuns. E na verdade, não é uma tarefa tão complicada assim fazer um, e por isso você pode criar o seu próprio modelo para essa apresentação.

Para isso, comece separando uma placa de isopor para servir como base para o item. Já para criar o vulcão em si, vai precisar utilizar argila, nesse passo será preciso calma e paciência para conseguir conquistar o formato desejado.

No passo seguinte, use um filme fotográfico para fazer menção a cratera. Dentro dela, deve inserir duas colheres de bicarbonato de sódio, uma de detergente e uma de vinagre. Com isso, terá o efeito de um vulcão em atividade.

Tintas e corantes vão te ajudar a decorar o item e fazer com que ele possa parecer mais realista, o que faz toda a diferença na impressão causada.

Pilha caseira

Para colocar em prática a sugestão de uma pilha caseira, comece enchendo 3/4 de um copo que só não pode ser metálico, ou seja, use materiais como o plástico ou papel para que a ideia possa funcionar de forma correta.







Após isso, misture uma colher de chá de sal na água. Você também vai precisar colocar duas tiras de metal no copo, elas precisam ser maior que a altura do utensílio e terem cerca de 2cm de largura.







O próximo passo é ligar fios condutores a essas estruturas metálicas. Com isso, ao testar com um medidor de voltagem, poderá perceber que fez uma pilha.

Jardim com substâncias químicas

Quem gosta de experimentos químicos, com certeza pode gostar do resultado de fazer um jardim com substâncias químicas. Mas apesar do nome, ele também pode ser avaliado por disciplinas como Biologia e física, por exemplo.

Comece separando um recipiente transparente e adicionando nele silicato de sódio até preencher o espaço que deseja dar ao jardim. Após isso, adicione as seguintes substâncias:

  • Sulfato de cobre;
  • Cloreto de níquel;
  • Cloreto de sódio;
  • Cloreto de cobalto;
  • Sulfato ferroso;
  • Sulfato férrico;

Feito isso, espere por algumas horas até que os sais possam gerar formas de plantas, dando origem a um verdadeiro jardim a partir da interação entre substâncias químicas.







Fogo colorido

Para fazer fogo colorido e gerar curiosidade nos espectadores da feira de ciências, você vai precisar começar derretendo cera de parafina normalmente em banho-maria. Caso precise, não deixe de pedir ajuda a um adulto.







Assim que produzir vapor, a cera vai estar no ponto desejado. Então, use duas colheres sal ou sulfato de cobre e misture. Ao esfriar a mistura, coloque partes dela igualmente distribuídas em copos de papel.

Espere um tempo até que a cera se sorte sólida. Feito isso, poderá colocá-la diretamente no fogo, o que fará com que ele mude de cor.

Maquete do Sistema solar

Uma maquete é um modelo mais simples, mas que também nos permite demonstrar os conhecimentos obtidos relacionados a matéria de ciências, já que precisará explicar melhor a sua ideia para quem tiver interesse.

Para fazer, use uma base de papelão ou isopor. Bolas de isopor podem ser usadas para nos remeter aos planetos e ao Sol, além da Lua. Assim, poderá decorar de acordo com a aparência que possuem e dispor de forma correto de acordo com a própria organização do Sistema solar.







Atualizado em: 24/07/2023 na categoria: Ciências