Regras do Futsal: Conheça e entenda cada uma delas

Popularmente conhecido também pelo nome de Futebol de salão, o Futsal é um importante realmente similar ao futebol, mas que se diferencia dele principalmente pelo fato das partidas não acontecerem em campos.

Mas é claro, o esporte ainda conta suas próprias normas e para que as conheça melhor, logo abaixo seguimos te falando sobre as Regras do Futsal, confira:

Quais são as regras do Futsal?

Cada vez mais popular, o Futsal tem regras que precisam ser devidamente compreendidas antes de se tornar um de seus praticantes, olha só:

5 Jogadores por equipe

Cada equipe tem direito a ter em atividade na partida 5 jogadores, o que inclui o goleiro. Um detalhe interessante, no entanto, é que ao contrário de outros esportes como o futebol, no Futsal há quantidades ilimitadas de substituições, então é sempre possível trocar algum membro do time.

40 minutos de jogo

Oficialmente, o Futsal conta com dois tempos, cada um tendo 20 minutos de duração e não há acréscimos. Mas calma, isso não torna o jogo injusto, pois sempre que é necessário o relógio é pausado para não interferir no tempo da partida.

Inclusive, ainda sobre o relógio, é possível citar que ele tem uma contagem regressiva, parando ao chegar em 0 minutos e 0 segundos, o que anuncia o fim do jogo.

Tempo técnico

O técnico de cada time pode solicitar uma pausa no jogo para conversar com seus jogadores, momento onde fazer apontamentos sobre o que percebeu ao longo da partida, mudar esquema tático e também dar uma pausa a eles para o descanso.

Mas ao contrário das substituições, essas pausas não são ilimitadas e cada técnico tem direito a fazer esse pedido uma vez em cada tempo, ou seja, 2 vezes no total.

Posse de bola de 4 segundos para goleiros

Eu sei que parece pouco pensar em 4 segundos, mas o que acontece é que estando no seu campo de defesa ele não pode passar mais do que esse período com a bola, uma regra que evita que a equipe que esteja ganhando enrole o jogo para que o tempo acabe logo.

Substituição após 2 minutos

Lembra que falamos que as substituições são ilimitadas? Pois é, elas realmente são, mas no caso das substituições feitas após a expulsão de um jogador, ela pode ser efetivada apenas 2 minutos após a saída dele para dar certa vantagem a outra equipe.

Existe ainda uma subregra nesse caso onde se a equipe tiver tomado um gol antes do final desse tempo, a substituição pode ser adiantada.

Limite de faltas

O limite de faltas a serem cometidas por cada equipe é de 5. Passando dessa quantidade pré-estabelecida toda falta vai gerar um tiro livre para a equipe adversária sem que tenha barreira, o que aumenta muito a probabilidade de acertos no lance.

Mão na bola

Assim como acontece no futebol, o único jogador que está apto para tocar a bola com as mãos é o goleiro, que pode fazer uso das mesmas para evitar que a equipe adversário marque gols.

Caso um jogador de outra posição use as mãos na bola, automaticamente será dada uma falta. Por sinal, um detalhe curioso é que até mesmo os lançamentos laterais são cobrados com o uso dos pés e não com as mãos.

Atualizado em: 07/09/2023 na categoria: Significados Especiais