Atividade de Geografia para 2º ano: Confira modelos prontos

Ao aprender um novo assunto, principalmente quando criança, é importante que os temas possam ser fixados a partir da aplicação de atividades e retirada de dúvidas, ajudando na compreensão total dos temas em questão.

Nesse sentido, as atividades ganham uma importância muito grande, principalmente nas disciplinas relacionadas a área de Humanas, como Geografia. Foi sabendo disso que organizamos abaixo alguns modelos prontos para imprimir, confira:

Como trabalhar em Geografia no 2º Ano?

A Geografia está muito presente no nosso dia a dia, e portanto essa é uma maneira de usar exemplos e situações do cotidiano nas atividades, mexendo com a imaginação dos alunos e também os fazendo sentir pertencentes ao que é trabalhado.

Por isso, as imagens são muito bem vindas, inclusive elas podem complementar textos mais curtos, já que nessa fase leituras muito extensas podem acabar causando mais confusão do que ajudando propriamente dito.

Veja Também: Formas geométricas: Nomes e detalhes

Atividades de Geografia para 2º ano

Sabendo sobre a importância das atividades, olha só esses modelos prontos, que com certeza podem ser muito úteis para você:

Os meios de transporte são essenciais para o nosso dia a dia, tanto na vida de forma geral quanto nos assuntos de Geografia.

Ainda é possível seguir com a explicação sobre ele em meio a outros temas, como as áreas urbanas e rurais. Assim, os assuntos podem ser ligados na cabeça das crianças, melhorando a compreensão.

Com base no conhecimento dos espaços geográficos, podemos nos localizar também, entendendoo o que ocorre no nosso cotidiano e também fora dele.

Aliás, o recorte sobre um espaço menor é muito bem vindo para o entendimento sobre o todo. Assim, pode começar deixando que os alunos falem de seus respectivos bairros ou ruas.

As profissões e modos de trabalho também são assuntos dessa fase, inclusive servindo como uma introdução para que posteriormente seja possível falar dos modos de produção de forma mais específico.

Outro detalhe a ser compreendido são os meios de comunicações, inclusive de modo crítico para que os alunos compreendem a importância dos mesmos e da análise daquilo que é visto neles.

Já essa é outra atividade sobre os bairros e assim, é possível sobre o próprio local onde mora, mas também da concepção geográfica de bairro. Após isso, será muito mais simples entender os limites territoriais.

É essencial estudar também os tipos de bairros, entendendo que há diferenças entre eles, e a participação da Geografia nessa divisão pode ser explicada em sala ao logo da atividade ou correção dela.

Em meio a essas técnicas, mesmo que lúdicas, é possível inserir opções mais criativas como essa, que desafia e também diverte os alunos.

Essa é uma outra opção nesse mesmo sentido, podendo ser resolvida como um jogo e com a participação de toda a turma.

Atualizado em: 26/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Geografia