Relatório individual do Aluno: Veja como fazer

Fundamental para realizar o acompanhamento da turma, o Relatório individual do Aluno é um modelo de documento no qual o professor deve desenvolver a trajetória do estudante levando em considerações qualidades, pontos a serem melhorados e aspectos nos quais já está evoluindo.

Para continuar entendendo melhor sobre esse relatório, logo abaixo respondemos as principais dúvidas sobre ele e te mostramos pode ser bastante útil para o desenvolvimento dos alunos, confira:

Como fazer um Relatório individual do aluno?

Esse relatório é um modelo que deve ser feito para o melhor acompanhamento do aluno, por isso a melhor maneira de fazê-lo é de forma gradativa, com apontamentos diários ou semanais que poderão depois ser revistos para a melhor síntese das informações.

Outro ponto importante é que o relatório deve ser composto tanto por pontos positivos quanto negativos, assim irá passar a impressão de que está atento a evoluções e se mostra interessado em destacar as qualidades que se mostram presentes.

Por sinal, essa é também uma maneira de gerar motivação para que melhoras sigam acontecendo regularmente. Já sobre o modelo em si do relatório, existem algumas especificações do que não pode faltar e vamos te falar sobre.

O que deve conter no relatório individual do aluno?

Há um esquema simples e básico com as informações que não podem deixar de estar presentes nesse documento, servindo inclusive para sua validação, além de permitir que encontre com maior facilidade o relatório de cada aluno quando necessário.

Nesse sentido, o que não pode faltar são os seguintes tópicos:

• Identificação do aluno;
  • Contextualização de atividades feitas no período;
  • Desenvolvimento do aluno (habilidades, evolução, etc);
  • Comportamento;
  • Conclusão (cite se o desempenho foi satisfatório, formas de melhorar, etc).

Como descrever o desempenho do aluno?

Muitas dúvidas surgem também quanto a descrição mais detalhada do desempenho do aluno, já que pode ser complicado encontrar a melhor maneira de fazer essa descrição, sobretudo quando há muitos pontos a serem melhorados.

Nesse sentido, a sugestão é que comece citando os pontos positivos, ressaltando os objetivos do plano didático que foram atingidos de forma satisfatório e também competências do aluno, a exemplo de habilidades para a comunicação, dentre outros aspectos.

Ressalte também aspectos cognitivos e comportamentais além de impressões mais gerais, levando em consideração seu desenvolvimento, dificuldades, interesses e habilidades acima da média.

Exemplos de Relatório individual do Aluno

Confira um modelo pronto de Relatório individual do aluno para que possa servir como exemplo para você nesse sentido, inspirando formas de colocar a ideia em prática de maneira devida.

Escola:
Professor:
Aluno(a):

Trata-se de um aluno muito criativo que consegue expressar isso por meio de múltiplas maneiras, incluindo principalmente a comunicação oral e desenhos, desenvolvendo bem esse aspecto durante atividades que incluíram pintura ao longo do semestre.

No entanto, tem apresentado dificuldade em relação à escrita, não conseguindo se concentrar o suficiente para entender como desenvolver esse aspecto, o que prejudica o seu desenvolvimento também na leitura.

Dessa forma, a partir do incentivo com atividade lúdicas e da boa relação entre família e escola, desejamos poder seguir trabalhando esses pontos de forma a colaborar com o desenvolvimento do aluno.

Atualizado em: 24/11/2023 na categoria: Exemplos