O que é Adjetivo? Exemplos, Classificação e suas Flexões

Adjetivos são as palavras que flexionam-se em gênero, número e grau e são responsáveis por caracterizar um outro termo, seja ele um pronome, subjetivo ou outro palavra. E eles nunca estarão sozinhos porque muitas vezes sozinhos eles podem mudar todo o sentido da frase.

Classificação dos Adjetivos

Os adjetivos podem ser simples (apresentam um radical), composto (mais de um radical), primitivos (quando formam outras palavras) e derivados (quando existem a partir de outras palavras).

Flexão de gênero:

Existem adjetivos que serão usados tanto para acompanhar substantivos masculinos quanto femininos, sendo eles classificados como uniformes e biformes. Uniformes são aqueles que só possui uma só forma para indicar o gênero, ou seja, não há masculino e feminino.

Enquanto os biformes, são adjetivos que são flexionados quanto ao gênero, ou seja, eles têm duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino.

Flexão de Número

O adjetivo simples concorda com o substantivo em número, entretanto, se for um adjetivo composto por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural. No entanto, se for composto por um adjetivo e um substantivo, e este for o segundo elemento, não haverá variação de número.

Flexão de Grau

Os adjetivos também podem caracterizar o substantivo de maneira que possam imprimir intensidade às características do substantivo. Eles podem ser:

Comparativo

No grau comparativo, a mesma característica é atribuída a dois ou mais seres, portanto o comparativo pode ser de igualdade, superioridade e inferioridade.

Superlativo

Aqui não há comparação entre os seres, a característica dada pelo adjetivo é absoluta ou relativa, ou seja, algo ou alguém se destaca na multidão.

Superlativo relativo:

Neste caso, o adjetivo é atribuído a um ser que possui uma característica que o destaca em relação a todos os outros. Esta pode ser de superioridade ou de inferioridade.

Superlativo absoluto:

Aqui as características serão destacadas com uma característica extra: a ideia de excesso. Quando utiliza um advérbio é chamado de analítico, quando usa um sufixo, de sintético.

Adjetivos pátrios

Existem adjetivos pátrios que são usados para indicar nacionalidade ou origem, para isso, referem-se a cidades, países e estados.

 

Parece um pouco complicado não é mesmo? Mas temos uma boa notícia! No vídeo que está no começo do post terá tudo super explicado e com vários exemplos para maior fixação do conteúdo. Com certeza você terá ainda mais facilidade em entender. Não deixe de conferir

 

 

Atualizado em: 03/02/2021 na categoria: Português