Atividade Quem sou eu: Confira modelos e Entenda seu objetivo

O reconhecimento das crianças ainda nessa fase de formação é essencial, inclusive para que entendam o poder das diferenças em meio a turmas escolares, onde isso já fica muito perceptível desde os primeiros momentos.

Sabendo disso e buscando te ajudar na formulação das aulas, separamos nesse post atividades Quem sou eu, abaixo entenda o objetivo dela e também modelos prontos para imprimir:

Objetivo da atividade Quem sou eu:

Por meio de atividades como essas, é possível trabalhar temáticas importantes de modo contextualizado e interativo, a exemplo de questões de identificação, aceita e representatividade, ajudando na formação dos alunos enquanto cidadãos pensantes.

Assim, podemos tratar de forma simples importantes questões sociais e pessoais, inclusive evitando que entre os alunos haja a presença de bullying por conta das características físicas de determinado coleguinha, falando da importância tanto das diferenças quanto de respeitá-las.

Veja Também: Atividade de Artes para 4º ano

Atividades prontas:

Reconhecer suas próprias e características é muito importante, assim podemos ter em vista todas as razões pelos quais somos especiais desde crianças.

Já essa atividade ainda traz a opção de desenho, assim os alunos podem explorar a maneira com a qual se enxergam.

Com uma base que serve para todos, essa atividade pode fazer os alunos refletirem como, mesmo diante de certa semelhança na forma física, todos temos diferenças.

Durante o período de alfabetização, atividades como essa, que incentivam a escrita, também são muito bem vindas.

Seguindo a linha de alfabetização, olha só essa outra atividade criativa que trabalha o reconhecimento a partir do uso do nome.

Aqui, além do nome, estão outras informações pessoais importantes. É interessante que as respostas também sejam lidas para os colegas.

Questões sobre a própria vida dos alunos causam identificação, e por isso também dão um maior interesse a eles, que focam mais em sua resolução.

Com uma mensagem especial falando ao aluno o quanto ele é especial, seja uma professora que motiva a eles.

Voltada de forma mais específica para as características físicas de cada um, essa atividade pode até mesmo criar um momento de interação entre os alunos.

Com a pintura, a mão pode ser colocada na folha de papel após responder as outras questões, confira:

Atualizado em: 04/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização