Atividades de Festa junina

Entre as festas mais típicas da cultura brasileira, certamente podemos citar a Festa junina, onde danças como a quadrilha e diversos alimentos são colocados em destaque para refletir as tradições desse momento.

Assim, não se pode deixar de tratar sobre o tema, principalmente nos ambientes escolares. Pensando nessa demanda, separamos abaixo informações sobre a importância do tema e claro, atividades prontas sobre ele, olha só:

Como falar de Festa junina na escola?

Reconhecida em todo o Brasil mas especialmente típica em regiões como o Nordeste, falar sobre Festa junina é uma maneira de incentivar uma maior valorização da cultura nacional, fazendo com que as crianças percebam as suas próprias heranças culturais.

Isso, além de contribuir para que elas sigam colocando as tradições em prática, também contribuem para que sejam trabalhados aspectos históricos, artísticos e até mesmo sociológicos, contribuindo para o processo de formação do qual a escola participa ativamente.

Com isso, as atividades são maneiras lúdicas de tratar sobre o tema, sobretudo quando pensamos na educação infantil.

Veja Também: Atividade Quem sou eu

Atividades de Festa junina

Após uma aula sobre festas juninas, é possível estimular a lembrança dos alunos, que devem mostrar nessa atividade que realmente aprenderam sobre o assunto.

Atividades que seguem o estilo de jogo são desafiadoras, e assim são capazes de prender a atenção dos alunos.

A pintura também é algo que ganha o foco das crianças, e nesse modelo podemos ainda reconhecer os elementos dessa festa tão especial.

Para alunos mais velhos, a interpretação de texto pode começar a ser trabalhada, principalmente a partir de questões discussivas.

Essa é uma outra opção de reconhecer os elementos juninos, e ao final ela ainda pode ser colorida.

Já falamos em atividades que envolvem jogos, e essa com a presença de caça palavras é uma sugestão bem interessante e divertida.

Para disciplinas como Português, essa atividade pode ser perfeitamente encaixada, sendo útil inclusive para outros temas do currículo.

Até mesmo as disciplinas que envolvem números podem usar do tema, ao menos para um design diferente e divertido nas atividades.

Com recortes e colagens também é possível exercer sua criatividade. Mas nessa atividade, os professores precisam estar bem atentos ao processo.

Dessa forma, sem sair do tema trabalhado no momento, com um pouco de criatividade já é possível trazer a festa junina para suas aulas.

Atualizado em: 28/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas