» » Tecido Cartilaginoso – Definição, Função e Tipos de Cartilagens

Tecido Cartilaginoso – Definição, Função e Tipos de Cartilagens

O QUE É TECIDO CARTILAGINOSO?

  • A cartilagem, também conhecida como tecido cartilaginoso, é uma espécie de tecido flexível, conectivo e elástico que os seres humanos possuem em diversas partes do corpo, composto por uma matriz gelatinosa formada, principalmente, por proteínas e carboidratos. A cartilagem humana possui cor branca ou cinza clara.

É importante saber que as cartilagens do corpo humano não são irrigadas por sangue, pois não possuem vasos sanguíneos, e recebem oxigênio e nutrientes de outra forma, através do processo de difusão.

FUNÇÕES DAS CARTILAGENS

Devido a sua propriedade flexível, a cartilagem se adapta às conexões ósseas do corpo, garantindo a redução de impactos externos e atritos entre os ossos. Também serve para dar forma e sustentação a algumas partes do corpo como orelhas e nariz, por exemplo.

TIPOS DE CARTILAGEM

  • Cartilagem Hialina

São formadas por densas fibras colágenas e estão presentes nas extremidades de ossos, nas articulações. Estão presentes também no nariz (fossas nasais), brônquios e na traqueia e são bastante resistentes e fortes.

  • Cartilagem Fibrosa

Possui pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição. É formada por fibras colágenas de alta densidade, portanto suporta altas pressões. Podemos encontrar este tipo de cartilagem na mandíbula e nos meniscos dos joelhos.

  • Cartilagem Elástica

É composta por grande quantidade de fibras de elastina e possui pouca quantidade de colágeno. É muito flexível e leve e está presente no nariz, laringe, tuba auditiva e epiglote.

Atualizado em: 27/10/2017 na categoria: Biologia