Xilema e Floema: Entenda tudo sobre

A Biologia é uma disciplina muito importante para o nosso conhecimento, e dentre os assuntos vistos ao longo do período escolar estão Xilema e Floema, dois tecidos muito importantes para entendermos.

Assim, siga conferindo abaixo uma explicação mais atenta sobre para que não restem dúvidas acerca dele e possa se sair bem nas atividades avaliativas:

O que são Xilema e Floema?

Xilema e Floema são o nome de dois tecidos vegetais, ou seja, se responsabilizam por realizar o transporte da seiva das plantas no decorrer da extensão do caule, a conduzindo para todas as áreas necessárias do mesmo.

Dessa maneira, são caracterizados como tecidos de condução, trabalhando no interior das plantas de uma maneira muito importante. No entanto, apesar de serem conceituados da mesma maneira, possuem funções diferentes na prática.

Função do Xilema

O Xilema é o tecido que se responsabiliza por transportar de modo mais específico a seiva bruta, ou seja, a água, da raiz até as folhas de uma determinada planta, conduzindo a mesma de modo que leve os sais minerais suficientes para a planta.

Isso se torna possível em razão da sua própria formação que conta com tubos contínuos por toda essa extensão, formados a partir de células em formato cilíndrico.

Um outro detalhe interessante que vale a pena mencionar é que o Xilema é também essencial para sustentar a planta, fazendo com que ela se desenvolva mantendo uma base forte e bem nutrida.

Função do Floema

O Floema, por sua vez, tem como função conduzir a seiva elaborada, marcada por se tratar de substâncias orgânicas, a partir das folhas até o restante da planta, fazendo justamente o caminho no sentido inverso ao Xilema.

Mas é importante mencionar que o Xilema e o Floema realizam um trabalho conjunto muito importante, pois a seiva elabora só pode ser produzida graças aos sais minerais e a água que é levada pelo Xilema até as folhas.

Dessa forma, após a devida formação das substâncias orgânicas é que podemos ver a atuação do Floema.

Quais plantas possuem xilema e floema?

A presença de Xilema e Floema ocorre naquelas que são denominadas de plantas vasculares, estando dentre elas as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, marcadas pela presença de um sistema transmissor que possibilita a presença e trabalho dos tecidos em questão.

Dentre elas, há um maior destaque para as Angiospermas, que contam com um sistema mais complexo a partir da pluralidade de células existentes em seu interior, tendo cada uma delas uma função diferente nos processos realizados pela planta.







Atualizado em: 24/10/2023 na categoria: Biologia